RCB/TuneIn
Sábado, 22 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CIDADES IRMÃS UNIDAS PELA EDUCAÇÃO
Rádio Cova da Beira
O Fundão acolheu as comemorações dos 30 anos das cidades irmãs. Foi a 11 de Março de 1988 que, na Assembleia da República, foi votada a elevação de Fundão, Marinha Grande, Montemor o Novo e Vila Real de Sto. António a cidades.
Por Paula Brito em 13 de Mar de 2018
 

Domingo, celebraram-se os 30 anos das cidades e outros tantos da geminação que tem tido na educação o seu principal e único motor, como admitiu Paulo Fernandes, o presidente da câmara do Fundão, durante as celebrações que decorreram no pavilhão multiusos, com a presença de crianças das escolas dos quatro municípios.

“Há uma questão que faz toda a diferença, está nesta sala, e chama-se educação, e é por isso que eu considero que este projecto sobreviveu. Se não fosse a escolha do projecto da educação como a grande aposta para a nossa geminação havia uma probabilidade maior de hoje não estarmos aqui.”

Paulo Fernandes salientou o trabalho de Joaquim Gouveia, fundador e coordenador do projecto educativo, “À descoberta das quatro cidades” que desde há 24 anos, ininterruptamente, tem vindo a ser desenvolvido pelas escolas do primeiro ciclo das quatro cidades.

“Começámos de uma forma incipiente, foi ganhando corpo, maioridade, de tempos a tempos há acções educativas novas que nos levam a trabalhar algum tempo e no final deixar um legado dessa acção, foi assim com o património do brincar e do brinquedo, com a alimentação, a biodiversidade das quatro regiões.”

Este ano foi apresentado o resultado da última acção educativa do projecto. Um trabalho de três anos que envolveu, no caso do Fundão, as escolas de primeiro ciclo de Alcaria e Castelejo e que culminou com a apresentação do livro “De boca a orelha – 365 tesouros da nossa oralidade”

“Este livro pretende ser um repositório de algumas tradições contadas aos serões pelos avós aos netos”. São 365 histórias, lendas, provérbios, adivinhas ou lengas-lengas que ficam perpetuadas nas páginas deste livro.

O novo projecto já tem tema escolhido, nos próximos três anos as crianças das escolas de Aldeia de Joanes e Sta. Teresinha, no caso do concelho do Fundão, vão andar “às voltas com a água”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados