RCB/TuneIn
Quinta, 19 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PARLAMENTO DOS JOVENS: JOÃO NOGUEIRA PORTA-VOZ DO DISTRITO
Rádio Cova da Beira
O aluno do nono ano da escola EB Serra da Gardunha (Fundão), que completou no passado dia 2 de Março 15 anos, foi o único a apresentar candidatura e obteve 27 dos 30 votos possíveis.
Por Paulo Pinheiro em 13 de Mar de 2018

João Nogueira é o porta-voz do distrito de Castelo Branco na sessão nacional do Parlamento dos Jovens - Ensino Básico, que decorre na Assembleia da República, nos dias 16 e 17 de Abril 2018.

A eleição do aluno da EB Serra da Gardunha aconteceu esta segunda-feira, 12 de Março, no final da sessão distrital, que se realizou no Casino Fundanense e onde estiveram presentes 30 “deputados” em representação de 10 escolas. Apenas Vila de Rei esteve ausente por um problema relacionado com transporte.

O tema deste ano é ”Igualdade de Género” e foi o projecto de recomendação da escola Amato Lusitano, em Castelo Branco, o escolhido pelos participantes. O documento indica como prioridade “promover a implementação de debates nas escolas, com carácter obrigatório, nos diferentes ciclos de ensino, que visem desenvolver a temática da igualdade de género”, assim como a “adopção de medidas legislativas que garantam às mulheres e homens igualdade de acesso ao trabalho, desde que tenham as mesmas habilitações, em qualquer área profissional, sem qualquer discriminação salarial.   

 

A proposta aprovada indica ainda a necessidade de fomentar o direito de partilha das responsabilidades parentais pelos dois géneros, através de, por exemplo, campanhas de sensibilização de acordo com a decisão do casal.

“A criação de mecanismos que permitam às empresas contractar um profissional competente independentemente do género, para substituir uma mulher grávida no período estipulado pela lei. O Estado em conjunto com as empresas deve constituir uma bolsa de profissionais que a substituam durante esse período sem que esta perca o seu emprego”, é outra das medidas defendidas.

Para a sessão nacional foram eleitos os deputados Rita Lopes e Vasco Marrocano, da Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, e João Pedro Nogueira e Guilherme Silveira da Escola Básica Serra da Gardunha. A primeira escola suplente é a Básica Afonso de Paiva, de Castelo Branco, e a segunda é a Secundária do Fundão.

As alterações climáticas foi é o tema proposto para o próximo ano.

 

João Nogueira, que já em 2017 foi o porta-voz do distrito na sessão nacional do ensino básico, destacou à RCB a importância do tema em debate

“É um tema que tem feito correr muita tinta nos últimos anos e é importante que os jovens estarmos em contacto com medidas que possam combater a igualdade de género, uma situação que em pleno século XXI continua a afectar a nossa sociedade”, refere o aluno.

O porta-voz escolhido sublinha que a existência de muitas mulheres e homens com salários diferentes que ocupam o mesmo cargo, mas que têm salários diferentes apenas pelo género “ e também uma questão que foi muito debatida na sessão que se relaciona com as mulheres gravidas: são despedidas ou não são contratadas apenas por estarem à espera de bebé”, salienta João Nogueira.

A directora do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Cândida Brito, mostra-se satisfeita com os resultados obtidos pelos alunos e pela escola Serra da Gardunha que “são fruto de um trabalho que tem sido feito ao longo dos anos. Há vários anos que a escola está envolvida neste projecto e representa o distrito. Penso que o trabalho que a coordenadora do projecto, a docente Eugénia Sousa tem feito, e o empenho que os alunos têm demonstrado tem contagiado toda a escola, tem feito com que haja todos os anos muitas listas que se candidatam, muita gente interessada no debate das que3stões do Parlamento dos Jovens”, refere.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados