RCB/TuneIn
Segunda, 21 Mai 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"TELL ME" NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
A próxima etapa do projecto europeu Tell Me, que a Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA) está a desenvolver desde Outubro de 2016, decorre na próxima semana, entre os dias 23 e 25 de Março na freguesia de Vale Prazeres, no concelho do Fundão.
Por Paulo Pinheiro em 12 de Mar de 2018

O “Tell Me” é um projeto financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Erasmus+ e conta com mais três instituições europeias:  Nuovo Comitato, da cidade italiana de Gubbio, associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, a ANL – Associazione Nuovi Linguaggi, da cidade italiana de Loreto e da Suécia, a associação IFALL – Integration for Alla da cidade de Örkelljunga.

 

“Este projeto ímpar, e pioneiro a nível internacional, coloca a ASTA e o país na rota da investigação prática, cruzando o teatro com a educação”, refere a associação.

 

O projeto “Tell Me” visa a criação de ferramentas teóricas e práticas, como manuais e outros meio didáticos, que potenciem o ensino da língua e da matemática a pessoas migrantes.

 

O “Tell Me” pretende promover o encontro das várias equipas de trabalho envolvidas no projeto em todos os países das associações que desenvolvem e dão vida ao projecto. Já foram realizados quatro encontros na Itália e um em Portugal. O encontro da Suécia será realizado em Abril próximo. Já o encontro de Março no Fundão tem o apoio da Câmara Municipal do Fundão, que se junta à ASTA no desenvolvimento e apoio de suportes físicos, com vista a uma melhor integração e socialização dos migrantes da nossa região.

 

É organizado, pela ASTA e pelo Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante, gabinete do município fundanense, um curso piloto intitulado Curso de Teatro para a Alfabetização Linguística, que será um dos momentos cruciais para avaliar as ferramentas e métodos que tem vindo a ser estudados e trabalhados nos diversos encontros de trabalho já realizados.

 

O curso será ministrado pelos formadores: Andrea Anconetani e Elena Cangemi da Associazione Nuovi Linguaggi de Itália e Sérgio Novo da ASTA.

 

No encerramento desta jornada formativa, no dia 25 de Março, em Vale de Prazeres, será feita uma sessão aberta, pelas 17h, onde será apresentado um pequeno balanço das actividades realizadas nestes dias de trabalho, onde estão presentes os formadores e mediadores das sessões, bem como o project manager do Tell Me Nazzareno Vasapollo, José da Silva, presidente da junta de freguesia de Vale Prazeres e Maria Alcina Cerdeira, vereadora da câmara municipal do Fundão.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados