RCB/TuneIn
Sexta, 21 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“SITUAÇÃO ARRASTA-SE HÁ ANOS”
Rádio Cova da Beira
O eleito da CDU na assembleia municipal de Belmonte quer saber quais as medidas que o executivo pretende tomar no sentido de acabar com a existência de esgotos a correu a céu aberto em Colmeal da Torre. O tema esteve em cima da mesa na última reunião do órgão, em que os deputados tiveram conhecimento de uma denúncia sobre esta matéria que foi enviada ao tribunal administrativo e fiscal de Castelo Branco.
Por Nuno Miguel em 11 de Mar de 2018
José Alberto Gonçalves sublinha que a questão já por várias vezes foi abordada e a autarquia tarda em encontrar uma solução para um problema que pode colocar em causa a saúde pública “tendo a assembleia municipal tomado conhecimento do ofício enviado pelo tribunal administrativo e fiscal de Castelo Branco sobre a existência de esgotos a correr a céu aberto em Colmeal da Torre, a CDU reafirma a sua posição de defender o seu tratamento imediato e por isso questiona sobre quais as medidas que já foram tomadas para resolver este grave problema. Comungamos da opinião dos subscritores desta carta de que se trata de um problema que pode colocar em causa a saúde pública e que precisa de uma resposta urgente”. 
Na ausência do presidente da autarquia, a resposta acabou por ser delegada ao chefe de divisão de obras do município. Carlos Simões sustenta que já estão a ser dados passos concretos para resolver o problema e a solução encontrada já está em fase de testes “neste momento temos o processo de uma fossa em fase de licenciamento. Já foram feitos alguns trabalhos de limpeza na ribeira e nas suas margens e neste momento estamos a aguardar pelos resultados das primeiras análises, que fazem parte do processo de licenciamento, e verificar se está a tratar bem. É um assunto que não está parado”.  
O tema também preocupa o presidente da união de freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre. José Mariano afirma que “depois de mais de 20 anos, o que é lamentável, finalmente a Etar do Colmeal está a funcionar. Espero que o equipamento agora instalado sirva minimamente os objectivos de tratamento das águas residuais. Sei que já foi feita uma intervenção, como aqui foi referido, no sentido de retirar as lamas da fossa mas deixo aqui um apelo para que a situação seja acompanhada uma vez que, com as chegada da chuva, ela vai encher rapidamente e é preciso estar muito atento à situação”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados