RCB/TuneIn
Quarta, 26 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MISSIONÁRIOS EM PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
Sob o lema “A paz esteja em tua casa”, um grupo com perto de 60 jovens missionários católicos esteve durante a última semana em Penamacor. A iniciativa fez parte do projecto “Missão País 2018” e teve como principal objectivo o contacto directo com as populações e espalhar a palavra do evangelho.
Por Nuno Miguel em 07 de Mar de 2018
Para o sacerdote Edgar Clara, das paróquias de Castelo e da Mouraria em Lisboa, tratou-se de uma experiência muito enriquecedora e que levou os jovens, durante uma semana, a desenraizarem-se das suas comunidades locais em prol de seguir um dos principais ensinamentos de São Francisco de Assis “ele dizia «é dando que se recebe». E nesse sentido na medida em que eles estão a dar, também estão a receber para eles próprios. Isso é uma maravilha. Estes jovens podiam estar a semana toda no sofá mas quiseram tirar-me a mim do sofá, o que é uma coisa maravilhosa, e depois foram eles que se desinstalaram. Foram eles que trataram da comida, dormiram em camaratas, não tinham televisão e estiveram desapegados de tudo. Isso é fantástico. Estamos a falar de jovens na casa dos 20 anos que renunciaram a uma semana de férias para estarem a transmitir paz aos outros”.  
Daniela Gaspar, uma das jovens participantes nesta iniciativa, destaca o acolhimento que foi feito a estes jovens por todas as instituições da vila “fomos muito bem recebidos em todas as casas, em todas as instituições e conseguimos dar a paz a Penamacor e essa mesma paz também foi dada a todos os missionários. Não há palavras para conseguir descrever a maneira como fomos acolhidos pelas pessoas em todas as portas onde batemos. Foi uma experiência fantástica e saímos daqui de coração cheio”.
Tiago Nunes, um dos elementos coordenadores deste projecto, não perdeu a oportunidade de também deixar uma mensagem para os jovens da região “Portugal é um país muito grande e todos nós podemos tirar um bocadinho do nosso tempo para estar com as pessoas que mais precisam. Ganhamos muito mais quando estamos com essas pessoas do que estar sentados no sofá. As pessoas abriram-nos as suas portas e acolheram-nos e isso é algo de extraordinário. A paz está em casa dessas pessoas e isso permite-nos agora transportar essa mesma paz para as nossas casas”. 
Uma acção que terminou com a apresentação da peça de teatro “A Formação”, em que estiveram envolvidos todos os participantes nesta iniciativa e que foi apresentada no salão da casa do povo de Penamacor.

c/Luís Seguro

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados