RCB/TuneIn
Segunda, 18 Jun 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
RODRIGO GUEDES DE CARVALHO APRESENTA NOVO LIVRO
Rádio Cova da Beira
Depois de um interregno de dez anos na área da escrita, Rodrigo Guedes de Carvalho esteve de visita à região para apresentar o seu mais recente trabalho. “Pianista de Hotel” é uma obra que está nomeada para o grande prémio da sociedade portuguesa de autores na categoria de ficção e onde o jornalista percorre os detalhes de vida de quatro personagens, cujas vidas acabam por se interligar.
Por Nuno Miguel em 06 de Mar de 2018

Um trabalho que, de acordo com o seu autor, pretende também desafiar o leitor a saber fazer a sua interpretação “aquilo que eu penso fazer é sempre uma história mas, nesse processo, criar também alguns desafios ao leitor para que ele, ao ler essa história e ao conhecer as suas personagens, se interrogue e até, de alguma forma de inquiete. Não me defino como um escritor de finais felizes porque há obras de arte que são bastante infelizes no seu todo. Eu não tenho essa preocupação. Apenas me preocupo que o final seja consistente com a narrativa que foi desenvolvida”.  

 

Rodrigo Guedes de Carvalho sublinha que esteve afastado da escrita durante uma década por motivos profissionais e neste novo trabalho não procura ser um escritor moralista mas apenas a descrição da realidade dentro de um livro de ficção “não tenho nenhuma preocupação que um livro de ficção tenha uma caução com o real ou que seja baseado em factos verídicos. Isso a mim não me diz absolutamente nada. Mas ao criar um romance. Que é uma narrativa longa, é bom que ela tenha alguma verossemelhança para o leitor. Essa é a única verdade a que os livros que publiquei até agora estão obrigados”

 

O também jornalista da SIC refere que a actividade profissional que desenvolve tem muito pouco a ver com o trabalho de escritor de livros de ficção “eu comecei a escrever ficção antes de ser jornalista e por isso a literatura é anterior na minha vida àquilo que faço enquanto profissional. O que pode haver é um sentido mais aguçado na depuração ao escrever e cingir-me ao essencial para que a narrativa não perca ritmo com algumas coisas que estejam a mais”. 

 

Na primeira sessão de apresentação deste trabalho, que decorreu na escola EB 2/3 do Tortosendo, Rodrigo Guedes de Carvalho anunciou que um novo trabalho vai ser publicado já em Maio mas não quis adiantar mais detalhes sobre ele. O jornalista e escritor participou ainda num serão literário que decorreu numa unidade hoteleira da Covilhã e visitou a escola sede do agrupamento Frei Heitor Pinto.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados