RCB/TuneIn
Terça, 11 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BELMONTE QUER CRIAR EQUIPA DE SAPADORES
Rádio Cova da Beira
As juntas de freguesia do concelho de Belmonte podem vir a avan√ßar com a cria√ß√£o de uma associa√ß√£o com o objectivo de apresentar uma candidatura para a cria√ß√£o de uma equipa de sapadores florestais. A hip√≥tese foi admitida na √ļltima reuni√£o da assembleia municipal pelo presidente da uni√£o de freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre.
Por Nuno Miguel em 04 de Mar de 2018
José Mariano sublinha que “é pena que a lei não permita que o município possa fazer candidaturas a uma equipa de sapadores florestais. A nossa união de freguesias tentou dar esse passo mas não foi possível uma vez que não possuímos 2500 hectares de floresta. Entre todos os presidentes de junta já foi abordada a possibilidade de vir a ser criada uma associação para que possa ser feita uma candidatura conjunta na próxima abertura de concurso para a criação dessa equipa de sapadores florestais. Não tenho dúvidas de que se iria poupar muito dinheiro”. 
Nesta reunião do órgão, e apesar da comissão municipal de defesa da floresta contra incêndios ainda não ter reunido neste mandato, José Mariano não perdeu a oportunidade de fazer a avaliação do trabalho que tem vindo a ser realizado ao nível da prevenção de incêndios florestais “está já em fase de conclusão um projecto que contempla a desmatação de toda a linha de cumeada da serra de Colmeal da Torre, desde Gaia e Maçainhas até à ligação que existia junto à antiga fábrica de estanho. Também a EDP está a proceder à limpeza de matos numa linha de dez metros junto às linhas de alta tensão. Para além disso foram também feitas sessões de esclarecimento em todas as localidades junto dos proprietários que tem habitações confinantes com a floresta e está ainda prometida uma verba do município para limpeza de caminhos numa extensão que ronda os 47 quilómetros”. 
Uma reunião que ficou ainda marcada pela aprovação de uma moção, apresentada pelo eleito da CDU, em defesa da reversão do processo de privatização dos CTT.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados