RCB/TuneIn
Terça, 11 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
INVESTIGADORES DA UBI RECEBEM PRÉMIO
Rádio Cova da Beira
A sala de actos da Universidade de Aveiro foi o local da cerimónia de apresentação e entrega dos prémios de inovação baseada no conhecimento, que decorreu na terça-feira, 27 de Fevereiro. A iniciativa é promovida conjuntamente pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia.
Por Paulo Pinheiro em 01 de Mar de 2018

O trabalho intitulado: “Absorptive Capacity and Firms' Generation of Innovation: Revisiting Zahra and George's Model”, da autoria de Dina Pereira e João Leitão, investigadores da Universidade da Beira Interior, C-MAST, UBI e do CEG-IST, Universidade de Lisboa, foi um dos quatro artigos distinguidos com o Prémio Nacional de Inovação.

 

 

No artigo, os autores analisam um conjunto seleccionado de indicadores internos ao nível organizacional, que medem a capacidade de absorção da empresa e um conjunto de factores de ligação, utilizando duas subamostras de empresas industriais e de serviços com sede fiscal em Portugal, que participaram no Community Innovation Survey de 2010 (CIS 2010). Os resultados obtidos na abordagem empírica revelam que as atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) desenvolvidas intramuros, a aquisição de actividades de I&D desenvolvidas extramuros, bem como a aquisição de conhecimento externo (isto é, equipamentos, software, licenças e treino específico dos funcionários em actividades de inovação) afectam a geração de inovação das empresas, de modo diferenciado nas duas subamostras sob análise, o que proporciona um conjunto de novas implicações para a política de ciência e tecnologia e de inovação.

 

«Trata-se de um reconhecimento nacional da qualidade inequívoca da investigação sobre inovação e empreendedorismo desenvolvida na UBI, providenciando linhas de atuação para novas políticas públicas de inovação”, refere João Leitão, docente e investigador da UBI.

 

A cerimónia de entrega dos prémios, que contou com a presença do reitor da universidade de Aveiro, foi presidida pela Secretaria de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, que considerou a iniciativa conjunta da ANI e do GEE como “ um marco importante para a efeCtiva transferência de conhecimento das universidades para os decisores políticos e as agências nacionais, com capacidade de planeamento e intervenção política na área estratégica da inovação».


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados