RCB/TuneIn
Quarta, 26 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
NOVA APP PARA “DESCOBRIR BELMONTE”
Rádio Cova da Beira
Permitir aos turistas um maior conhecimento sobre a realidade da vila é o grande objectivo da nova aplicação “Descobrir Belmonte”, que pode ser descarregada, de forma gratuita, para todas as plataformas “Android” e “IOS”. O trabalho, desenvolvido por Paulo Pereira, foi apresentado na última reunião pública do executivo e apresenta diversas funcionalidades como sinalização de rotas, identificação de locais de interesse histórico e cultural sem esquecer os estabelecimentos comerciais, de hotelaria e restauração.
Por Nuno Miguel em 01 de Mar de 2018
“Esta aplicação foi criada para promover e dinamizar locais e rotas de uma forma imersiva e inovadora, através de tecnologias de computação móvel, realidade aumentada e geolocalização. Ele permite identificar a posição do utilizador e também dos vários monumentos e locais de interesse em Belmonte. Tem também a integração de informações virtuais deixando, por exemplo, indicações para restaurantes e unidades de alojamento. Um guia virtual que permite aos utilizadores percorrerem várias rotas que foram definidas e também apresentamos dados históricos sobre os principais pontos de interesse de Belmonte”. 
Paulo Pereira acrescenta que, dentro desta aplicação, também se podem encontrar algumas inovações por forma a reforçar a interactividade dos turistas com os locais que visitam “há monumentos identificados como locais de interesse para os quais desenvolvemos alguns mini jogos. Por exemplo no miradouro criámos um puzzle que o utilizador tem de completar para formar uma fotografia do que é a paisagem do miradouro, no pelourinho temos um jogo de memória e criámos também um mini jogo de defesa do castelo. Outra das funcionalidades desta aplicação é aquilo que nós chamámos a máquina do tempo que permite ao utilizador, em determinados locais, ver como eles eram há alguns anos atrás através da utilização de fotografias antigas”.  
Para já os conteúdos desta aplicação apenas abrangem a vila de Belmonte e a torre de Centum Cellas em Colmeal da Torre mas é intenção da autarquia que o projecto passe, em breve, a contemplar todas as restantes localidades do concelho. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados