A proposta foi apresentada na última reunião pública do executivo por João Correia. O vereador da bancada do PS refere que o principal objectivo passa por apontar alguns caminhos que o concelho possa seguir no futuro "por um lado vamos ter final do quadro comunitário de apoio e, por outro lado, vamos ter uma estrutura de regionalização e temos de identificar as mais valias e as debilidades da Covilhã numa grande região centro onde vai competir com cidades como Coimbra, Viseu, Guarda ou Castelo Branco".
A proposta apresentada pelo vereador socialista tinha como ambição a criação desse grupo de trabalho no seio da sociedade civil, mas acabou por ser aceite como uma recomendação que o autarquia vai apresentar à comissão executiva dos 140 anos de elevação da Covilhã a cidade.
Carlos Pinto, presidente da câmara da Covilhã refere que "já era minha intenção propor à comissão a realização de algumas iniciativas deste tipo e, naturalmente, vamos procurar obter contributos de instituições como as associações empresariais e a Universidade da Beira Interior, embora a palavra final vá caber a essa comissão executiva que eu irei nomear em breve"