RCB/TuneIn
Terça, 11 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FESTA DO FEIJÃO PEQUENO COM PARTICIPAÇÃO RECORDE
Rádio Cova da Beira
Este ano a tradicional Festa do Feijão Pequeno, que se realiza há cerca de 70 anos no Tortosendo (Covilhã), bateu o recorde de participantes. Ao todo, 130 pessoas participaram no almoço onde o feijão-frade foi o rei da festa.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Feb de 2018

O último sábado de Fevereiro marca a realização da Festa do Feijão Pequeno no Tortosendo. Este ano não foi excepção e 130 pessoas juntaram-se para um dia de convívio em que este tipo de feijão foi o principal ingrediente. Um número recorde de participantes que demonstra o impacto que o evento tem vindo a conseguir junto dos populares.

Os mais antigos garantem que se realiza há cerca de 70 anos. As suas origens não estão bem definidas mas o que é uma certeza é que o último sábado de Fevereiro, é sempre data que comer feijão pequeno cozido, refeição que antigamente os operários das fábricas levavam muitas vezes para as suas refeições.

 

Ao longo das últimas décadas, foram variando os locais de realização do evento, bem como, “foi crescendo sempre o número de participantes que vem provar esta iguaria”, começam por garantir membros da organização. Há já vários anos que a Escola EB 2/3 do Tortosendo é palco deste encontro.

 

Tudo se desenvolve em torno desta leguminosa. O almoço é composto por feijão pequeno cozido, acompanhado de ovo, carnes gordas e enchidos. Tudo acompanhado por bom vinho tinto da região e verduras cozidas.

 

Este ano foram servidos “130 almoços, num número recorde de participantes”, adiantam os membros da organização. Mas a Festa do Feijão Pequeno “não é só um momento gastronómico, também tem uma forte componente de convívio e confraternização”. Ao longo de toda a tarde, os participantes realizam jogos tradicionais, torneio de suecas, dominó e outros. Um conjunto de atividades que preparam a tarde e a finalização do convívio que culmina noutro prato que tem por base o feijão-frade. Trata-se de um caldo que tem por base esta leguminosa ao qual é adicionada couve e carne e enchido.

 

 

c/ J. E.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados