RCB/TuneIn
Domingo, 24 Jun 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BVF AVANÇAM COM FORMAÇÃO PIONEIRA
Rádio Cova da Beira
Os Bombeiros Voluntários do Fundão (BVF) são pioneiros na formação para credenciação em Operacional de Queima. As inscrições estão abertas durante o próximo mês de Março.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Feb de 2018

O departamento de formação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Fundão vai ser pioneiro a ministrar as unidades de formação de curta duração (UFCD) “3127 — Prevenção de Incêndios Florestais”; “3733 – Fenomenologia da Combustão e Agentes extintores”; “3741 – Operações de extinção de Incêndios Florestais” e “5377 — Fogo Controlado — Apoio”, do referencial de formação “623239 — Sapador Florestal”. 

De acordo com os soldados da paz fundanenses, a frequência destes módulos permite obter a credenciação de operacional de queima junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF, I.P.),

A oferta formativa surge da necessidade de formar pessoas para proteção e defesa da floresta contra incêndios e obterem a credenciação segundo as condições específicas definidas para bombeiros, Sapadores Florestais, civis e outros Agentes de Proteção Civil que estão contempladas no Regulamento do Fogo Técnico

“Pela incapacidade gestão do combustível existente na floresta através a maquinaria ou de qualquer outra forma, uma das soluções é queima controlada desses combustíveis. Este curso vai formar operacionais de queima para fazerem e acompanharem essas situações”, refere à RCB o comandante dos BVF.  

De acordo com José Sousa, que falava no final da última assembleia geral da corporação,  o curso pode ser frequentado por todos os cidadãos embora seja mais vocacionado para quem possa exercer uma actividade profissional paralela. A formação tem custos, tema uma duração de 200 horas “é mais vocacionado para os agentes de protecção civil, mas qualquer cidadão pode ficar capacitado para fazer esse serviço”.

"É a única corporação de bombeiros a ministrar esta formação que vai decorrer nas instalações dos Bombeiros Voluntários do Fundão e conta com a colaboração de formadores credenciados", refere o departamento de formação dos BVF.

As inscrições estão abertas durante o próximo mês de Março para que a formação seja ministrada antes do período crítico de incêndios. Mais informações e inscrições:Email: dep.formacao@bvfundao.pt | Tlm. 962993965

 

 

 

foto: Escola Nacional de Bombeiros 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados