RCB/TuneIn
Terça, 11 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
INSTALAÇÃO NA CAPINHA
Rádio Cova da Beira
No âmbito da Quadragésima 2018, realiza-se este domingo, dia 25 de Fevereiro, às 16.00h, na Capela de São Marcos, na Capinha, a inauguração da instalação “Christus Sudarium” & "Rostos da Paixão".
Por Paulo Pinheiro em 25 de Feb de 2018

“Christus Sudarium”, com direção de Carlos Fernandes e fotografia e vídeo Nuno Manuel Pereira, é baseada na passagem da Bíblia “Ao entardecer, veio um homem rico de Aritmeia, de nome José, que também fora um discípulo para Jesus. Este, dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus. Pilatos ordenou, então, que lho dessem. E levando o corpo, José envolveu-o num pano de linho e depô-lo num túmulo recente que mandou cavar na rocha e, tendo rolado uma pedra enorme contra a entrada do túmulo, foi-se embora.” (Mateus 27:57-60).

 

“Rostos da Paixão” resulta de fotografias, vídeos e áudios efetuados a partir de um trabalho de pesquisa sobre os chamados “Panos da Verónica”, utlizados nas diferentes comunidades de fiéis do concelho do Fundão.

 

“O meu servo cresceu (…) sem distinção nem beleza que atraia o nosso olhar, num aspeto agradável que possa cativar-nos. Desprezado e repelido pelos homens, homem de dores, afeito ao sofrimento, é como aquele a quem se volta a cara, pessoa desprezível, da qual não se faz caso.” (do livro do Profeta Isaías 53, 2-3).

 

Os Panos de Verónica e Sudários foram cedidos pela Paróquia de Alcongosta, Paróquia de Aldeia de Joanes, Paróquia de Alpedrinha, Paróquia de Capinha , Paróquia de Castelo Novo, Paróquia de Escarigo, Junta de Freguesia de Lavacolhos, Paróquia de Silvares, Paróquia de Telhado e Paróquia de Valverde. .

 

A instalação estará patente até dia 1 de Abril e pode ser visitada aos sábados e domingos, entre as 14.30h e as 18.00h. Durante a semana as visitas serão sujeitas a marcação prévia através do contacto telefónico 968 887 388 (Padre João Marçalo).


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados