RCB/TuneIn
S√°bado, 15 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CANDIDATURA APRESENTADA
Rádio Cova da Beira
A c√Ęmara de Idanha-a-Nova quer ver reconhecida na lista de boas pr√°ticas da Unesco as 272 manifesta√ß√Ķes de religiosidade popular ligadas ao ciclo da Quaresma, que ocorrem em todo o concelho entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Pentecostes. A candidatura foi recentemente apresentada e o presidente da autarquia refere que o grande desafio passa por conseguir preservar e transmitir esse conjunto de tradi√ß√Ķes √†s novas gera√ß√Ķes.
Por Nuno Miguel em 20 de Feb de 2018
De acordo com Armindo Jacinto, os “Mistérios da Páscoa” são um dos processos que mais tem contribuído para a manutenção da identidade daqueles territórios “este é um processo que configura muito boas práticas e foi isso que pedimos muito recentemente à Unesco que reconhecesse. Não é a classificação de um património imaterial, como outras situações que já aconteceram em Portugal e no mundo. É que este processo tem levado a que as gentes de Idanha valorizem mais o seu território e as suas tradições e isso tem originado que o número de manifestações tenha aumentado e que as nossas gentes venham até cá. Com tudo isto nós temos mantido a nossa identidade e é este processo que a Unesco também quer com os processos que classifica”.   
Independentemente do resultado final desta candidatura, Armindo Jacinto sublinha que a fase mais importante foi a construção de todo o processo, em que todas as actividades foram inventariadas e registadas. A autarquia já deu também início ao seu processo de divulgação “sabemos que esta avaliação vai demorar algum tempo mas seja o seu desfecho positivo ou não, para nós ter feito este processo e tê-lo registado foi uma enorme mais valia. Já foi criado um site com o endereço «pascoanaidanha.pt» e onde já temos muito do nosso património embora ainda exista muito para carregar. As pessoas, os cantares, os locais onde acontecem estas manifestações, os 272 eventos estão lá e vão estar no futuro. E naturalmente que o facto de termos conseguido levar este processo até ao fim deixa-nos muito satisfeitos”.  
Os Mistérios da Páscoa” em 2018 vão ter como atenção especial a vila de Idanha-a-Nova e o sábado de Aleluia, dia em que a comunidade se junta na igreja matriz a partir das 21:00 e em que os avós oferecem apitos aos netos e onde é cantado o hino da aleluia para anunciar a ressurreição de Cristo.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados