RCB/TuneIn
Segunda, 18 Jun 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CANDIDATURA APRESENTADA
Rádio Cova da Beira
A câmara de Idanha-a-Nova quer ver reconhecida na lista de boas práticas da Unesco as 272 manifestações de religiosidade popular ligadas ao ciclo da Quaresma, que ocorrem em todo o concelho entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Pentecostes. A candidatura foi recentemente apresentada e o presidente da autarquia refere que o grande desafio passa por conseguir preservar e transmitir esse conjunto de tradições às novas gerações.
Por Nuno Miguel em 20 de Feb de 2018
De acordo com Armindo Jacinto, os “Mistérios da Páscoa” são um dos processos que mais tem contribuído para a manutenção da identidade daqueles territórios “este é um processo que configura muito boas práticas e foi isso que pedimos muito recentemente à Unesco que reconhecesse. Não é a classificação de um património imaterial, como outras situações que já aconteceram em Portugal e no mundo. É que este processo tem levado a que as gentes de Idanha valorizem mais o seu território e as suas tradições e isso tem originado que o número de manifestações tenha aumentado e que as nossas gentes venham até cá. Com tudo isto nós temos mantido a nossa identidade e é este processo que a Unesco também quer com os processos que classifica”.   
Independentemente do resultado final desta candidatura, Armindo Jacinto sublinha que a fase mais importante foi a construção de todo o processo, em que todas as actividades foram inventariadas e registadas. A autarquia já deu também início ao seu processo de divulgação “sabemos que esta avaliação vai demorar algum tempo mas seja o seu desfecho positivo ou não, para nós ter feito este processo e tê-lo registado foi uma enorme mais valia. Já foi criado um site com o endereço «pascoanaidanha.pt» e onde já temos muito do nosso património embora ainda exista muito para carregar. As pessoas, os cantares, os locais onde acontecem estas manifestações, os 272 eventos estão lá e vão estar no futuro. E naturalmente que o facto de termos conseguido levar este processo até ao fim deixa-nos muito satisfeitos”.  
Os Mistérios da Páscoa” em 2018 vão ter como atenção especial a vila de Idanha-a-Nova e o sábado de Aleluia, dia em que a comunidade se junta na igreja matriz a partir das 21:00 e em que os avós oferecem apitos aos netos e onde é cantado o hino da aleluia para anunciar a ressurreição de Cristo.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados