RCB/TuneIn
Terça, 25 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
BE QUESTIONA GOVERNO SOBRE ESCOLA DA QUINTA DA LAGEOSA
Rádio Cova da Beira
O Bloco de Esquerda quer ver explicadas quais as intenções do Ministério da Educação quanto à dinamização e valorização do potencial da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa (EPAQL), à renovação dos recursos pedagógicos, reforço de funcionários e substituição de telhados de amianto.
Por Paulo Pinheiro em 19 de Feb de 2018

Questões que surgem na sequência de uma visita que elementos do núcleo da Covilhã do Bloco de Esquerda efetuaram àquele estabelecimento de ensino, no final de 2017, e a uma reunião que mantiveram com a direcção da escola.

 

Na passada sexta-feira, o BE entregou na Assembleia da República uma pergunta, subscrita pela deputada Joana Mortágua sobre a situação da escola e na qual sublinha a “missão crucial” que a EPAQL desempenha na preparação de jovens para o desenvolvimento de projectos integrados nos recursos mais abundantes da região em que está inserida.

 

Por outro lado, o documento destaca que nos últimos dez anos saíram 10 assistentes operacionais e apenas entrou um e as salas de aula ainda têm cobertura em amianto.

 

“Existe uma total ineficácia dos transportes públicos que servem a escola a que obriga a que sejam os próprios veículos do estabelecimento de ensino a colmatar tais carências”, refere o BE que critica ainda o facto de existirem cursos de agropecuária e de gestão florestal em escolas do ensino regular em concelhos vizinhos “sem no entanto existirem os recursos essenciais ao desenvolvimento de competências técnicas deste nível”, concluí.

 

O BE questiona o Ministério da Educação se tem conhecimento da situação em que se encontra a EPAQL e se existe algum plano para dinamização e valorização do potencial da escola. Os bloquistas querem também saber se estão previstos apoios para a renovação dos recursos pedagógicos que se encontram desgastados pelo uso, se o Governo vai reforçar o número de funcionários que façam face às necessidades educativas daquele estabelecimento de ensino e se está prevista a substituição dos telhados de fibrocimento com amianto.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados