RCB/TuneIn
Quarta, 26 Set 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“REFLEXOS” NO MUSEU DOS LANIFÍCIOS
Rádio Cova da Beira
A galeria de exposições da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios acolhe a exposição colectiva de Artes Têxteis “Reflexos”. A inauguração da mostra está marcada para esta sexta-feira, às 17:30h.
Por Paulo Pinheiro em 16 de Feb de 2018

A iniciativa conta com a participação de quatro artesãs, representativas de quatro técnicas e quatro abordagens diferentes e uma matéria essencial, a lã, fibra nobre, orgânica, ecológica e sustentável. De entre luz e formas, surgem “reflexos” que cada uma percepciona de forma diferente.

 

Para além da paixão pelos têxteis e, especialmente, pela matéria-prima lã, tão presente nos trabalhos das quatro artesãs da região de Lisboa, transparece um saber-fazer que as estimula recuperar e preservar. A sua identidade está marcada pela lã, que as une e inspira. São diferentes abordagens e técnicas, mas sempre com a modernidade e um design inspirador, que não dispensa a estética, funcionalidade mas também as características que contribuem para cimentar a nossa identidade nacional.

 

A exposição fica patente até 8 de Abril, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

 

Sobre as artesãs

- Cristina Lopes (Maarana – coisas com história), que, com uma seleção de trabalhos em burel, surge com uma estética muito contemporânea, muito clean e prática.

- Etelberta Oliveira (Tecer Ideias), com peças tecidas em tear manual cria uma nova abordagem aos têxteis artesanais, desenvolvendo uma tecelagem “urbana”, de autor.

- Flora Silva (Feltconnection by Flora Silva), com peças de extraordinária leveza concebidas com lã feltrada de forma artesanal misturada com seda, orientará também a 16 de fevereiro, das 14h00 às 16h00, um workshop de feltragem artesanal.

- Margarida Mariz (Margarida Mariz - Com raiz), com o crochê, cria produtos de inspiração portuguesa, reanimando tradições esquecidas.   

 

 

 

UBI/RCB 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados