“Eu há algum tempo que andava à procura de alguém que se perfilasse e reunisse as condições para respectivo lugar, não quer dizer que dentro do corpo de bombeiros não haja pessoas com competências para tal, mas optei por esta escolha porque conheço o Dr. Jorge Garcez há muitos anos, conheço o interesse dele pela protecção civil, conheço-o como pessoa, vejo nele um conjunto de requisitos que podem ser muito positivos à equipa de comando”.
Segundo o comandante dos bombeiros voluntários do Fundão, Jorge Garcez, sendo o único elemento do comando exterior aos bombeiros, pode trazer uma nova visão à equipa.
“O quadro de comando é composto actualmente por elementos oriundos do corpo de bombeiros, penso que uma visão exterior pode vir a acrescentar valor a esta equipa e também imprimir aqui uma dinâmica diferente com alguns pontos de vista diferente, uma vez que se trata de um elemento externo”.
Jorge Garcez vem assim completar a equipa liderada pelo comandante José Sousa, que tem Hugo Silva como segundo comandante, e ainda os dois adjuntos de comandado José Moreno e Vítor Duarte. O ex-autarca, de 36 anos, será o terceiro adjunto de comando da corporação fundanense. Uma função que José Sousa gostaria que já estivesse a exercer no próximo Verão.
“Seria muito bom que houvesse condições para ele ocupar o cargo já este Verão, não depende de nós, depende principalmente da Escola Nacional de Bombeiros.”
Depois de nomeado pelo comandante, a direcção dos bombeiros do Fundão envia o nome para homologação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, sendo depois necessária a respectiva formação ministrada pela Escola Nacional de bombeiros.