RCB/TuneIn
Sexta, 25 Mai 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IPCB PRETENDE ALARGAR COOPERAÇÃO COM O INSTITUTO DE MACAU
Rádio Cova da Beira
O presidente do IPCB integrou a comitiva dos Institutos Superiores Politécnicos que visitou a Região Administrativa Especial de Macau, na segunda quinzena de Janeiro, no sentido de estreitar relações entre as várias instituições portuguesas e o Politécnico de Macau.
Por Paulo Pinheiro em 08 de Feb de 2018

Para além da reunião do CCISP, do qual o IP Macau é membro integrante, o Presidente do IPCB manteve reuniões com os responsáveis da Instituição, no sentido de alargar a cooperação e também reuniões com os alunos que virão no próximo ano letivo para Castelo Branco.

 

Desde o início do presente ano letivo (2017/18) que estuda no IPCB uma turma de alunos chineses do 2.º ano da licenciatura em Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira, estando prevista para o próximo ano letivo (2018/19) a vinda de mais uma turma para frequentar o 2º ano da licenciatura em Português, passando a funcionar os dois cursos em simultâneo no IPCB.

 

Nesse âmbito, teve lugar na Escola Superior de Educação do IPCB, dia 22 do mês de janeiro de 2018, uma reunião com uma delegação de professores do IP de Macau para organização da vinda da turma de alunos chineses, da Licenciatura em Português, em 2018-2019.

 

De acordo com os responsáveis, o desafio para 2018-2019 é significativo, com um plano de estudos exigente, incluindo exclusivamente disciplinas na área da língua portuguesa, da cultura e da literatura lusófonas. Para além da professora Yan Zhang, que lecciona também algumas disciplinas aos alunos chineses que actualmente estão em Castelo Branco, em 2018-2019 mais um professor chinês lecionará na ESE.

 

O sucesso da cooperação que já está a decorrer foi salientado pela delegação de Macau, a qual destacou também a vertente humana na forma de acolhimento dos alunos e da professora chinesa. Este sucesso justifica um outro desafio lançado pelo IP de Macau aos professores da ESE/IPCB: o de se fazer investigação conjunta, financiada pelo GAES- Gabinete de Apoio ao Ensino Superior em Macau, e conduzindo a publicações conjuntas que se prevêem para 2019.

 

O Presidente do IPCB e a coordenadora do curso em Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira, assim como todos os outros elementos presentes na reunião, manifestaram a sua satisfação pelo reconhecimento do trabalho que está a ser desenvolvido.

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados