RCB/TuneIn
Terça, 14 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ASTA EXPLICA OS LUS√ćADAS AOS MAIS NOVOS
Rádio Cova da Beira
A Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA), com sede na Covilhã, estreia esta quinta-feira um espectáculo de teatro infantojuvenil que ajuda a explicar os Lusíadas aos mais jovens. A primeira apresentação está marcada para esta quinta-feira, 8 de Fevereiro, na EB 2,3 do Teixoso, à tarde para os alunos e às 21:30 para a comunidade em geral".
Por Paulo Pinheiro em 08 de Feb de 2018

Com o nome "Lusíadas - Conferência Animada", este espetáculo integra formas animadas e vídeo, onde, de uma forma divertida, dinâmica e contemporânea, se poderá acompanhar a viagem de Vasco da Gama e da sua armada à Índia.

 

"Apelando ao mundo das sensações e emoções imediatas do espetador, através do riso e da curiosidade, transformamos este espetáculo teatral num instrumento de aprendizagem e sensibilização", refere a ASTA.

 

Em comunicado, a Associação explica que, o novo espetáculo tem como base as personagens de dois conferencistas, a "Doutora Lusía" e o "Professor Das", que "apresentam uma história com séculos de existência sobre a valentia do povo português na sua odisseia pelos mares nunca antes navegados".

 

"Esta narrativa divide-se em vários planos. As figuras mitológicas que compõem esta Odisseia com o papel importante de orientaram a navegação portuguesa, através do uso de máscaras", acrescenta a sinopse da peça.

 

De acordo com a companhia, "todo o ambiente fantástico desta obra será realizado através da manipulação e animação de formas: marionetas, pequenos barcos e bonecos representando a tripulação e a armada lusitana. Por fim, a utilização do discurso direto com o público, para desta forma levar uma Odisseia de séculos ao entendimento dos jovens dos nossos dias".

 

"Uma mesa planisfério serve de cenário e animação ao espetáculo, que é acompanhado de imagens e vídeos documentais, explicativos de toda a história dos Lusíadas de Luís Vaz de Camões", conclui.

 

O trabalho é uma coprodução com António Abernú e Magda Dimas,  

 

 

foto: ASTA 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados