RCB/TuneIn
Segunda, 19 Fev 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
ARGEMELA: PSD ENTREGA PROJECTO DE RESOLUÇÃO
Rádio Cova da Beira
O PSD entregou ontem na Assembleia da República um projecto de resolução onde recomenda ao governo que não viabilize a exploração da mina da Argemela corroborando “a posição das entidades envolvidas”.
Por Paula Brito em 02 de Feb de 2018
 

No documento o PSD recomenda ainda a alteração dos planos existentes para que a Serra da Argemela deixe de ser área de exploração mineira.

A disponibilização às autarquias locais e populações envolvidas de toda a informação existente e “a promoção e apresentação do Estudo de Impacte ambiental e plano de lavra e acção detalhada dos termos da exploração pretendida”, são outras das recomendações do projecto de resolução que o grupo parlamentar do PSD apresentou hoje na Assembleia da República.

Na exposição dos motivos que levaram a esta iniciativa parlamentar o PSD recorda que o sítio arqueológico da Argemela está integrado na rota dos castros classificado como imóvel de interesse municipal e os impactos negativos para a paisagem, história e comunidade local. Os impactos ambientais, de que são exemplo “a contaminação de lençóis freáticos” e a “poluição atmosférica decorrente do pó produzido na exploração” são outros dos argumentos.

O PSD sustenta ainda o projecto de resolução nos pareceres desfavoráveis das autarquias de Fundão e Covilhã e recorda as declarações do ministro da economia sobre a matéria quando referiu que o governo “tem-se pautado por ouvir necessária e previamente as populações através dos seus representantes locais pois só assim se podem prevenir e defender os legítimos interesses locais”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados