RCB/TuneIn
Quarta, 15 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CASTELO BRANCO REDUZ PERDAS DE √ĀGUA
Rádio Cova da Beira
Em quatro anos, os Servi√ßos Municipalizados de √Āgua de Castelo Branco (SMAS) reduziram as perdas de √°gua na rede p√ļblica em 13,5%. Um valor que coloca aquele concelho com uma das taxas de desperd√≠cio mais baixas do pa√≠s.
Por Paulo Pinheiro em 01 de Feb de 2018

Outras da categoria:

Em comunicado enviado à agência lusa, a câmara de Castelo Branco informa que  "em 2017, as perdas de água verificadas na rede pública de distribuição foram apenas de 17,19%, quando em 2013 eram de 30,77%. Uma redução de 13,5% que posiciona Castelo Branco como um dos concelhos do país com uma das taxas de desperdício de água mais baixa".

O município adianta que, através dos Serviços Municipalizados de Água, conseguiu em quatro anos reduzir em 13,5% as perdas de água distribuída na rede pública de abastecimento e adianta que essa redução tem sido progressiva, situando-se anualmente sempre acima dos 2% a 4%, o que tem permitido uma estabilização do fornecimento.

A nível nacional, a taxa de perda de água situa-se nos 39%.

"Este aumento da eficácia deve-se em grande medida à estratégia definida e ao investimento efectuado no concelho na melhoria e renovação de condutas de água, através de zonas de medição e pelo controlo na rede para medição dos caudais em tempo real, o que permite detectar, de imediato, eventuais fugas de água", lê-se na nota. 

A autarquia explica ainda que foram implementados pelos Serviços Municipalizados de Água contadores de telemetria, que permitem a real leitura dos consumos efectuados.

A água distribuída em Castelo Branco foi premiada, no final de 2017, com o selo de qualidade pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados