RCB/TuneIn
Terça, 14 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"DRAPERIES" NO MUSEU DE LANIFÍCIOS DA UBI
Rádio Cova da Beira
A exposição de escultura de João Castro Silva "Draperies" vai estar patente no Núcleo da Real Fábrica Veiga no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, de oito de Fevereiro a 11 de Março 2018.
Por Paulo Pinheiro em 01 de Feb de 2018

Draperies

 

Em escultura, por draperie entende-se todo o tipo de indumentárias ou tecidos que representem conjuntos de pregas. Intimamente ligado à representação do corpo humano, as draperies contribuem para a caracterização individual de caracteres. A dinâmica da draperie e a sua capacidade expressiva têm sido continuamente explorados pelos escultores na diferenciação de tipos humanos, proporções, gestos e atitudes. As draperies acentuam também a percepção de movimento e criam uma maior quantidade de zonas de luz e de sombra sem as quais uma escultura poderá mais não ter mais que uma tonalidade uniforme de cinzentos. A plasticidade natural dos tecidos e a possibilidade de com eles se criar uma enorme variedade de tonalidades, fruto da relação entre côncavos, convexos e a luz, permite a exploração do claro/escuro no tratamento de superfícies escultóricas. Draperies é uma instalação de trinta e nove relevos, em frente e verso, realizados pelo método de talhe directo em madeira de cryptomeria japonica. 

 

 

Sobre João Castro Silva 1966, Lisboa, Portugal.

 

 

Licenciatura em Escultura Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 1992. Frequência do Curso "Bronze Casting" Royal College of Art– Londres em 1994. Mestre em História da Arte, Universidade Lusíada de Lisboa em 2001. Doutor em Escultura, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2010 Professor Auxiliar do curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Professor Assistente do curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, desde 1995. Professor Auxiliar do Curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa desde 2010. Coordenador da Licenciatura de Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados