RCB/TuneIn
Quarta, 15 Ago 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI E COMARCA DE CASTELO ASSINAM PROTOCOLO
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Comarca de Castelo Branco estabeleceram esta quarta-feira uma colaboração que vai abranger os domínios da informação, investigação e da extensão universitária.
Por Paulo Pinheiro em 01 de Feb de 2018

Outras da categoria:

O protocolo assinado esta quarta-feira, 31 de Janeiro, entre o Reitor da UBI, António Fidalgo, e o Juiz Presidente da entidade judicial, José Avelino Gonçalves, é considerado por ambas as partes mais um passo para a aproximação da Comarca à sociedade, com a Universidade a contribuir para que a justiça disponha de mais meios para a realização da sua função.

 

“Esta parceria vai facilitar a vida aos juízes e à justiça, no sentido de terem um apoio mais directo dos docentes da UBI, nomeadamente em áreas como a engenharia, a arquitectura e a psicologia, aqui na parte da família e menores”, sublinha José Avelino Gonçalves.

 

A realização de estudos, peritagens ou perícias laboratoriais por parte de elementos da UBI é uma das possibilidades desta colaboração que abrange mais quatro vertentes: a preparação conjunta de seminários, conferências, colóquios e aulas abertas; a promoção pela UBI da participação de elementos a designar pela Comarca nas acções e eventos que digam respeito à área da justiça; e o intercâmbio de informação estatística e de outra natureza, procedente de levantamentos e investigações.

 

Ainda no âmbito do protocolo, podem ser concedidos estágios a finalistas dos cursos ministrados pela UBI, em áreas e termos a designar, proporcionando a inserção de recém-licenciados no mercado de trabalho e beneficiando do contacto estreito com novos conhecimentos e métodos de gestão veiculados pelos mesmos.

 

A Comarca de Castelo Branco tem apostado na aproximação a diversos organismos da região, num esforço de “se abrir aos cidadãos, às instituições da sociedade e à cultura” como explica José Avelino Gonçalves. Fica agora associada à UBI, que o Juiz Presidente classifica como “referência nacional de uma universidade do Interior, pela competência das pessoas e pela forma de trabalhar”.

 Recorde-se que António Fidalgo é um dos elementos que integra o Conselho Consultivo da Comarca, no qual se manterá até 2020.

 


 


UBI/RCB 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados