RCB/TuneIn
Domingo, 23 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FLORESTAS: CMC E GNR LANÇAM CAMPANHA
Rádio Cova da Beira
Sob o lema “Floresta somos todos nós! Agir já! Alerta sempre”, a Câmara municipal da Covilhã (CMC), em parceria com a GNR, vai lançar uma campanha de sensibilização e informação sobre limpeza da faixas de gestão combustível em todas as freguesias do concelho. A campanha arranca no este domingo, em Casegas, e prolonga-se até ao próximo dia 11 de Fevereiro.
Por Paula Brito em 27 de Jan de 2018

“Elaborámos um calendário de acções para todas as freguesias e em algumas anexas, onde iremos esclarecer todos os interessados sobre o modo, como, quando e o que fazer para limpar essas faixas de gestão de combustível sem deixar de alertar para as compensações negativas em caso de incumprimento.” 

A primeira acção é este domingo, 28 de Janeiro, às 15h, no centro de cooperação familiar casa de Sta. Zita, em Casegas. Os interessados vão ficar a par da nova legislação que prevê a limpeza das faixas de gestão e combustível 100 metros à volta de aglomerados populacionais, 50 metros à volta de casas isoladas e 10 metros em cada lado das estradas. O modo como devem proceder entidades públicas e privadas, as coimas em caso de incumprimento e outros esclarecimentos serão prestados nas 25 sessões previstas em todo o concelho.

Segundo José Armando Serra dos Reis, vereador com o pelouro na câmara da Covilhã, a autarquia vai também em parceria com outras entidades, associações e escolas promover acções de reflorestação. A primeira já está agendada para o próximo dia 2 de Fevereiro, na mata municipal. A iniciativa partiu do Rotary Clube da Covilhã e é apoiada pelo município e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

O autarca deixa o convite aos voluntários e associações que queiram participar nesta acção marcada para o próximo dia 2 de Fevereiro, às 9h 30m, no cruzamento para a Bouça, pela estrada florestal.

Na reunião pública do executivo, José Armando Serra dos Reis informou ainda da abertura de avisos para a criação de equipas de sapadores florestais.

“A câmara municipal vai concorrer no âmbito da Comunidade Intermunicipal porque vamos ter direito a uma brigada constituída por três equipas para toda a área da CIM, mas também estamos apostados que algumas associações e juntas de freguesias possam também concorrer e estamos a apoiá-los tecnicamente.”

Segundo o autarca há pelo menos uma junta de freguesia e uma associação que já solicitaram ajuda à câmara para a elaboração da candidatura.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados