RCB/TuneIn
Sábado, 24 Fev 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
CIMBB: BEITES MANTÉM CANDIDATURA
Rádio Cova da Beira
Está marcada para a próxima segunda-feira, 22 de Janeiro, uma nova reunião dos autarcas da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIBB) para a escolha do presidente executivo no novo ciclo autárquico. O presidente da câmara de Penamacor mantém a intenção de apresentar a sua disponibilidade para a presidência.
Por Paula Brito em 19 de Jan de 2018

“Uma disponibilidade que mantenho, garantidamente”, respondeu o autarca quando confrontado com o cenário.

Até ao momento não foi possível encontrar um consenso entre os seis municípios que integram a comunidade mais pequena do país uma vez que pelo menos dois autarcas se mostraram disponíveis para o cargo, Luís Correia de Castelo Branco e António Beites de Penamacor.

“Qualquer presidente de câmara tem essa legitimidade e eu entendi que, apesar de Penamacor ser um concelho pequeno, poderia estar disponível para assumir esse cargo, houve outros que mostraram essa disponibilidade e não chegámos a um consenso.”

O autarca entende que numa comunidade tão pequena deve haver um consenso na eleição da presidência de uma comunidade em que um dos seus municípios reúne uma das condições necessárias para a eleição, metade da população da CIM.

“O que eu considero é que deve haver um consenso de opiniões dentro da comunidade que, ainda por cima é a mais pequena do país. É uma comunidade atípica porque um dos municípios (Castelo Branco) representa mais de 50% da população mas eu creio que não deve ser por aí que não pode haver legitimidade de outros municípios manifestarem a sua disponibilidade para esse cargo. Foi o que aconteceu e eu creio que em breve iremos chegar a um consenso.”

Questionado se o facto de estarem dois autarcas socialistas na corrida não belisca o partido, António Beites descarta esse cenário.

“Nem de perto nem de longe, eu não coloco a questão na vertente da ideologia política, coloco a questão da representatividade dos municípios, até porque nós somos cinco de uma força política e apenas um não o é, mas o entendimento entre os seis no passado sempre aconteceu.”

Além de Penamacor e Castelo Branco integram ainda a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa os municípios de Idanha a Nova, Vila Velha de Ródão, Proença a Nova e Oleiros. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados