RCB/TuneIn
Segunda, 19 Fev 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“ARQUITECTAS XIX-XX” NA UBI
Rádio Cova da Beira
Até final do próximo mês de Fevereiro, o átrio da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior acolhe a exposição “Arquitectas XIX-XX”. A mostra resulta de um trabalho realizado por alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura.
Por Paulo Pinheiro em 17 de Jan de 2018

“Arquitectas XIX | XX” foi desenvolvida na unidade curricular de História da Arquitectura III, do 2.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura, com coordenação de Patrícia Santos Pedrosa. Neste âmbito, foram criados painéis dedicados a 23 arquitetas, que ficam expostos até 28 de fevereiro. 

O trabalho académico dos estudantes da UBI resultou numa exposição que mostra aos visitantes as profissionais desta área, bem como algumas obras por elas produzidas nos últimos 200 anos.

 

Trata-se de uma forma de colmatar a visibilidade diminuta que as mulheres têm na arquitetura e que “não faz justiça à sua presença efetiva e real no fazer cidade e arquitetura”, de acordo com a sinopse da exposição.

“Deste modo, foi objetivo deste semestre trabalhar a parte de quem não tem direito a estar nos livros de história: as arquitetas que nos últimos dois séculos foram reforçando e ampliando o modo de fazer, pensar e questionar a arquitetura”, refere ainda o texto assinado por Patrícia Santos Pedrosa.

 

A docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) foi uma das fundadoras da associação Mulheres na Arquitetura (MA), em 2017, destinada a sensibilizar e alterar algumas das desigualdades verificadas entre homens e mulheres na profissão.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados