RCB/TuneIn
Sábado, 15 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO ASSINALA ANIVERSÁRIO DE EUGÉNIO DE ANDRADE
Rádio Cova da Beira
O Município do Fundão está a assinalar o aniversário do poeta Eugénio de Andrade, nascido na Póvoa de Atalaia, no dia 19 de Janeiro de 1923, com a realização de um conjunto de actividades direccionadas para as escolas do concelho do Fundão, até à próxima sexta-feira.
Por Paula Brito em 17 de Jan de 2018

Os alunos do concelho do Fundão irão ter a oportunidade de conhecer a vida e obra de Eugénio de Andrade, com um programa de actividades que irá dar a conhecer a localidade onde nasceu o poeta, o jardim Eugénio de Andrade e a Casa da Poesia. Os alunos irão fazer, ainda, uma visita à Biblioteca Municipal.

O seu primeiro poema publicado foi Narciso, em 1939, três anos depois lançou o seu primeiro livro de poesia, “Adolescente”. Em 1944 fizeram-se as primeiras traduções de poemas seus para francês e, em 1945, a Livraria Francesa publicou o seu livro “Pureza".

Foi com o livro “As mãos e os frutos”, em 1948, que Eugénio de Andrade alcançou o sucesso. Com uma carreira rica em poesia, mas também em prosa, de tradução e antologia, Eugénio de Andrade tornou-se um dos nomes referência da poesia portuguesa, faleceu em 2005.

No Fundão, foi dado o seu nome à Biblioteca Municipal, criada uma carruagem Eugénio de Andrade, que viaja diariamente entre Lisboa e o Fundão, um chocolate, que tem por base o poema “Tangerina”, e um roteiro, que leva os visitantes aos locais mais emblemáticos de Póvoa de Atalaia onde foi criada a Casa da Poesia, na antiga Escola Primária, constituída por vários espaços dedicados ao poeta, onde estão expostos objectos pessoais, alguns poemas manuscritos e livros.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados