RCB/TuneIn
Quinta, 12 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IDANHA-A-NOVA VAI TER 2 CENTRAIS HIDRO-EL?CTRICAS
A primeira central vai ficar sediada em Oledo e come?a a funcionar ainda este ano
Por Nuno Miguel em 09 de Jan de 2008

A estrutura vai ser construida pela empresa "Interpower" e representa um investimento de 2 milhões de euros. António José Martins, sócio gerente da empresa sublinha que " já obtivemos todas as licenças necessárias e estamos em condições de iniciar a produção desta central no último trimestre deste ano".

Para além da estrutura de Oledo vai ser construida outra central, em Proença-a-Velha, que fazer o aproveitamento do potencial do Rio Torto. A obra vai estar concluida dentro de 3 anos e António José Martins refere que "esta central vai demorar mais tempo a entrar em funcionamento porque vai ser associada á construção de uma nova albufeira no concelho, com uma capacidade de armazenamento de água igual á da barragem marechal Carmona". O sócio gerente da "Interpower" acrescenta que "para os próximos 10 anos o investimento que vamos efectuar no concelho vai rondar os 40 milhões de euros".

Para Álvaro Rocha, presidente da câmara muncipal de Idanha-a-Nova "para além dos beneficios financeiros, a construção destas estruturas permite reforçar a capacidade de armazenamento de água, nomeadamente para rega, que o concelho tanto necessita".

A autarquia recebeu um cheque de 30 mil euros na assinatura do contrato e vai receber anualmente um valor igual, sendo que metade do montante a receber vai reverter para as juntas de freguesia de Oledo e Proença-a-Velha. Para além disso o município vai também ter direito a 3 por cento do valor de facturação anual da produção de energia. A estrutura de Oledo tem uma previsão mínima de produção dr 2 megawatts e a de Proença de 6 megawatts


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados