RCB/TuneIn
Quinta, 26 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SÉRGIO SALVADO REELEITO
Rádio Cova da Beira
Sérgio Salvado foi reeleito presidente da direcção da Junta de agricultores de Donas para um novo mandato de um ano. A associação, que gere os regadios tradicionais de Donas e Chãos, tem mais de uma centena de associados. Na assembleia geral estiveram presentes cerca de 30 que votaram a única lista por unanimidade.
Por Paula Brito em 09 de Jan de 2018

No final, à RCB, Sérgio Salvado, traçou os objectivos do novo mandato.

“O objectivo para este ano é começarmos a definir regras de utilização do regadio, porque havia aqui algumas confusões de roubos de água, de quem é que regava a que horas, e é isso que vamos tentar definir, vamos tentar definir também a limpeza e a rentabilização da água porque com estes períodos de seca que estamos a sofrer é importante manter uma boa utilização da água.”

Para isso foi também aprovado em assembleia geral um novo regulamento de regras e funcionamento dos regadios tradicionais de Donas e Chãos.

Entre outros, o documento estipula uma quota anual que é calculada em função do número de horas semanais de utilização do regadio, com base no valor de 5 euros/hora.

Sérgio Salvado espera que este seja também o ano de realização de obras de reabilitação dos regadios que têm mais de 50 anos. Para isso foi apresentada uma candidatura ao PDR2020.

“Será importante uma vez que o regadio está bastante danificado, é algo que temos que preservar porque os canais ao estarem muito partidos, a água muitas vezes perde-se até chegar à rega”.

Os regadios tradicionais de Donas (Ribeira da Carvalha) e de Chãos (Folhadeiros) servem mais de uma centena de agricultores das duas localidades há pelo menos 50 anos. Depois das obras de reabilitação a associação quer avançar para o aproveitamento turístico do percurso do regadio.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados