RCB/TuneIn
Domingo, 22 Abr 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FESTA DAS VARAS E DO FUMEIRO CHEGA ÀS ARANHAS
Rádio Cova da Beira
Aranhas organiza pelo quarto ano consecutivo a festa das varas e do fumeiro. No fim-de-semana de 26, 27 e 28 de Janeiro naquela aldeia do concelho de Penamacor n√£o v√£o faltar produtos locais, m√ļsica tradicional e muitos enchidos.
Por Paula Brito em 03 de Jan de 2018

“Vai haver bastantes chouriças e chouriços, vai haver tasquinhas e vão poder provar a chouriça do porco bísaro”, refere Luís Vaz, presidente da junta de freguesia de Aranhas que destaca a noite de fados, na sexta-feira, o desfile das varas, no sábado, e o festival de folclore, no domingo.

A festa, também designada “Ainda agora aqui cheguei” numa alusão ao primeiro verso do canto das Janeiras pelo rancho folclórico das Aranhas, é organizada nos mesmos moldes de anos anteriores mas com um objectivo em mente.

“Um objectivo que não foi conseguido anteriormente que é a legalização de uma marca para haver algum retorno económico, já temos um interessado que está a tratar das obras para legalizar o seu fumeiro. Isto vai funcionar com fumeiros tradicionais, não vamos criar nenhuma fábrica de chouriços”. Refere o autarca que deixa um exemplo.

“Temos famílias que criam dois ou três porcos, um basta para fazerem enchido para a família, os outros poderão vender com essa marca, é sempre um reforço para o orçamento familiar”.

A ideia é criar uma marca de chouriço própria de Aranhas e de porco bísaro, por se tratar de uma raça autóctone.

“Há muitos anos atrás, aqui nesta zona era o porco que havia. Entretanto começaram a aparecer raças com mais produtividade, mas com menos qualidade. O porco bísaro é um porco que leva mais algum tempo a crescer mas resiste melhor às doenças, leva mais tempo a crescer mas a carne é de excelente qualidade.”

Presidente da junta de Aranhas há apenas três meses, Luís Vaz quer retomar a ideia de criar uma marca própria com o apoio da câmara de Penamacor que é também quem patrocina a festa das varas e do fumeiro nos próximos dias 26, 27 e 28 de Janeiro em Aranhas.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados