RCB/TuneIn
Segunda, 16 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
LANIFATO IMPEDE TRABALHADORA DE ENTRAR NA EMPRESA
Rádio Cova da Beira
A Lanifato, empresa de confec√ß√Ķes sedeada em Belmonte, impediu hoje uma trabalhadora de entrar na empresa. A gerente, segundo o STBB, apresentou como argumento o facto de n√£o aceitar a justifica√ß√£o de uma falta por actividade sindical.
Por Paula Brito em 02 de Jan de 2018

O Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB) recorda que a trabalhadora em causa foi recentemente eleita delegada sindical pelas colegas de trabalho e que a justificação da falta por actividade sindical foi enviada pelo sindicato, nos termos da lei, “um procedimento idêntico em todas as outras empresas”, recorda.  

O STBB acusa a  Lanifato de iniciar o ano insistindo e persistindo no assédio moral e violação dos direitos das trabalhadoras. Uma situação já tornada pública pelo sindicato que denuncia ainda o mesmo clima “de terror, de intimidação e de violação dos mais elementares direitos das trabalhadoras” numa outra empresa sediada em Penamacor.

Segundo o STBB a empresa em causa “com ligações à Lanifato,  teve um Plano Especial de Revitalização (claramente fabricado) aprovado com redução de dívidas a trabalhadoras e tem tido a complacência do sistema judicial com decisões inexplicáveis.”

O STBB considera que é tempo de por cobro ao comportamento da gerente desta empresa, do governo, em particular o ministério do trabalho, e da Assembleia da República, tomarem medidas uma vez que “estão devidamente informados de todas as ilegalidades e prepotências existentes na Lanifato.”

O STBB exige a suspensão dos financiamentos à empresa até que os direitos legais e contratuais sejam respeitados.

É também tempo do Centro de Emprego deixar de enviar trabalhadoras para esta empresa, “porque ao fazê-lo está a enviá-las para um autêntico campo de concentração e a ser cúmplice da ilegalidade e do assédio moral.” Conclui o STBB em comunicado.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados