RCB/TuneIn
Domingo, 21 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
HOSPITAIS DA REGIÃO CENTRO ASSINAM CONTRATOS PROGRAMA PARA 2018
Rádio Cova da Beira
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e todos os hospitais EPE da região Centro assinaram esta quinta-feira, 28 de Dezembro, em Lisboa, os contratos programa para 2018 numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Dec de 2017

O valor global dos contratos assinados ascende a 924 083 282,00€, verba que representa um aumento de 4,1% face ao ano de 2017. De acordo com o comunicado da ULS da Guarda, em termos assistenciais, os contratos programa para 2018 registam um aumento da contratação de primeiras consultas hospitalares, com origem nos Cuidados de Saúde Primários, em 10,9%, e um aumento da cirurgia programada em 6,8%

“Por outro lado, consolidou-se a aposta em áreas específicas, nomeadamente os rastreios oncológicos de base populacional do colo do útero e cólon e reto, tratamento cirúrgico da obesidade e teledermatologia”, refere o documento.

 

No decurso da cerimónia em Lisboa, a presidente da ARSC disse que “os contratos que assinamos, e que culminam um longo e exaustivo processo de negociação e ajuste de interesses e inter conexão regional, são o ponto de partida de uma tarefa cujo sucesso depende do esforço de tradução para o interior das instituições que cada um de nós deve fazer”.

 

Rosa Reis Marques frisou que as batalhas não se ganham num dia, nem em grandes palcos; antes são o produto da coerência, da perseverança e de pequenos gestos. O processo de contratualização obedece a um trabalho prévio executado pelo Departamento de Contratualização da ARSC com cada um dos hospitais, no sentido da compra de produção hospitalar em função das necessidades da população. Estes contratos-programa visam, em suma, assegurar a prestação do nível de cuidados de saúde hospitalares aos utentes do SNS, competindo às ARS o acompanhamento e monitorização da sua execução.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados