RCB/TuneIn
Terça, 23 Jan 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
"MAGUSTO DA VELHA" PARA PATRIMÓNIO
Rádio Cova da Beira
A população de Aldeia Viçosa, freguesia do distrito da Guarda, vive uma tradição secular que tem passado de geração em geração, o "magusto da velha". A junta de freguesia pretende dar início ao processo de inscrição desta tradição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Por Paulo Pinheiro em 25 de Dec de 2017

O "Magusto da Velha" remonta ao século XVII e é revivido todos os anos, no dia a seguir ao Natal, 26 de Dezembro, em que o povo sai de casa para participar na missa “em que se recorda a velha cujo nome se desconhece” porque ela deixou “em testamento uma propriedade à Igreja de Porco com a condição de lhe rezarem pela alma e de distribuírem castanhas pelos pobres”,.

 

O evento recorda o gesto benemérito de uma velha que está lavrado num documento de 1698, numa “época medieval instável, marcada pela miséria, pela fome e pelas guerras”. A herança que originou esta tradição é mencionada no “Livro de Usos e Costumes da Igreja do Lugar de Porco - Ano de 1698”.

 Para cumprir o testamento, este ano, a junta de freguesia  distribui “cerca de 150 quilos de castanhas e cerca de 150 litros de vinho”.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados