RCB/TuneIn
Sexta, 20 Jul 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PENAMACOR ACENDE O MADEIRO
Rádio Cova da Beira
Manda a tradição em Penamacor que à meia-noite de 23 para 24 de Dezembro o maior madeiro de Portugal ganhe chamas. Integrado no evento "Penamacor Vila Madeiro", este ano dedicado à floresta, são muitas centenas de pessoas que se juntam perto do adro da Igreja para acompanhar o momento de acender o madeiro.
Por Paulo Pinheiro em 23 de Dec de 2017

Outras da categoria:

De acordo com o presidente da câmara de Penamacor, António Beites, no próximo ano será formalizada a candidatura do madeiro de Penamacor a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

 

“Iremos no princípio do ano começar a trabalhar formalmente a candidatura das tradições em redor do madeiro porque entendemos que à volta do madeiro há muita parte cultural que pode ser trabalhada e trazer benefícios muito consideráveis na promoção e imagem do nosso concelho. O evento vai para a quarta edição e a partir daqui dar um salto muito significativo na aposta deste evento e transportá-lo para um patamar cultural mais elevado.”

 

Há dois anos que está a ser realizado um levantamento, na vila e freguesias das tradições de Natal em redor do madeiro, que servirá de base à candidatura.

 

“É um trabalho exaustivo quando estamos a falar de usos e costumes em redor do madeiro de freguesia para freguesia são muito diferenciados, é um trabalho não visível mas muito demorado”.

 

 

Este sábado, o "Penamacor Vila Madeiro" abriu portas às 10h, com a abertura do "Mercado de Natal" e do espaço infantil Nas ruas da vila actual o Grupo de Bombos de Vales do Rio  e o grupo de Cantares do Escola Secundária do Fundão. Às 18:00H realiza-se a primeira corrida nocturna solidária "Vial Madeiro". 

 

A partir das 19:00h, há animadores itinerantes e duas horas depois actua o Ensemble da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires. Pelas 22:00h, pode ser apreciado o Presépio ao Vivo, do Infantário Nossa Senhora das Dores, na praça "Vila Madeiro" e várias sonoridades ouvem-se na vila: "Coimbra Gospel Choir" (22:30h), Gripo de Acordeonistas da Beira Baixa (23:30h).


À meia-noite a queima do madeiro e a presença dos Bordões das Beiras e de grupos espontâneos pela noite dentro.


 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados