RCB/TuneIn
Sexta, 19 Jan 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CAFÉS PORTUGUESES: TERTÚLIAS E TRADIÇÃO
Rádio Cova da Beira
É este o título do livro lançado pelo jornalista Samuel Alemão, com a chancela dos CTT, e que foi publicamente apresentado no café “Portugal” na Avenida da Liberdade. Um trabalho onde o autor faz a história de cerca de 40 estabelecimentos emblemáticos que se encontram em todo o país.
Por Nuno Miguel em 22 de Dec de 2017

Espaços de convívio e de debate, que para muitos portugueses simbolizam, afirma Samuel Alemão, o reencontro com um velho amigo “estes são locais onde as pessoas sentem que são bem recebidas e onde sabem que fazem parte da comunidade. Este livro pretende resgatar essa ideia do café como um local de encontro e de familiaridade que muitas vezes nos tempos que vivemos é uma ideia algo perdida. As pessoas hoje vivem muito a olhar para o telemóvel e a aderir às redes sociais e esquecem-se que na sua rua e no seu bairro existe um local onde se podem encontrar para namorar, debater ideias e até fazer negócios. Estes cafés são locais de excelência para encontros”.

 

O café “Portugal”, no Fundão, é um dos estabelecimentos que faz parte deste trabalho. Uma escolha que, de acordo com o autor, se ficou a dever ao facto de ser um espaço de encontro de activistas contra a ditadura nas décadas de 60 e 70 do século passado “este era um local de encontro de pessoas que estavam empenhadas na luta contra o antigo regime. Este café em concreto e também as suas traseiras eram um local de encontro de alguns indivíduos que estariam ligados ao MRPP entre os quais o senhor João Esteves que era um dos sócios e que faleceu recentemente. Acho que é uma boa memória deste café estar ligado a um passado de activismo político e onde as pessoas debatiam as suas ideias de uma forma conspirativa no bom sentido da palavra”.

 

O livro tem uma edição limitada de quatro mil exemplares e contém no seu interior todas as edições filatélicas sobre os cafés históricos de Portugal que foram lançadas pelos CTT ao longo dos últimos dois anos.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados