RCB/TuneIn
Quinta, 21 Jun 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CINEMA NA UBI “É APOSTA GANHA”
Rádio Cova da Beira
A avaliação foi feita pelo director da licenciatura na abertura da décima edição do festival de cinema da universidade da Beira Interior. Seminários, workshop´s, mostras de filmes e várias competições fazem parte do programa que se prolonga até à próxima sexta-feira.
Por Nuno Miguel em 13 de Dec de 2017

Outras da categoria:

Em declarações à RCB, Francisco Merino sustenta que “estes 13 anos foram claramente uma aposta ganha e o livro que hoje é lançado mostra a nossa experiência e produção cinematográfica e julgo que os resultados estão à vista. Neste momento os cursos de licenciatura e de mestrado em cinema na UBI têm já uma reputação que é reconhecida por todos a nível nacional”.
A aposta na internacionalização é agora o grande desafio que se coloca a este curso “essa aposta é também uma estratégia geral do cinema Português e que a UBI subscreve por inteiro e à qual queremos também dar o nosso contributo. Temos conseguido captar bastantes alunos internacionais, nomeadamente do Brasil, mas quando falamos nessa estratégia não é apenas pela captação desses alunos mas também a possibilidade de projectar os nossos filmes além fronteiras e com isso melhorar a imagem da UBI e do cinema Português”. 
O lançamento da edição deste ano ficou ainda marcado pela apresentação do livro “UBI Cinema – 2007/2017”. Um trabalho que reúne cerca de três dezenas de textos de autores ligados ao cinema que analisam diversos trabalhos realizados ao longo da última década. Um trabalho coordenado pelos docentes Luís Nogueira e Ana Catarina Pereira e que corresponde a uma ambição antiga “este era um projecto que já existia há algum tempo uma vez que pretendíamos fazer a análise dos filmes que foram realizados na última década. Entendemos que os filmes que estão a ser feitos merecem essa análise porque normalmente fala-se pouco de cinema Português e ainda se fala menos de cinema feito na academia”.  
Ana Catarina Pereira sublinha a qualidade de muitos dos trabalhos realizados ao longo da última década e que permitiram arrecadar vários prémios em concursos nacionais e internacionais “alguns destes filmes são realmente muito interessantes, são experiências iniciais de alguém que está a começar a carreira mas alguns são muito auspiciosos. Prova disso é que vários deles já foram premiados em festivais nacionais e internacionais e isso deixa-nos naturalmente muito felizes”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados