RCB/TuneIn
Quarta, 17 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ORCA INAUGURA IGREJA RENOVADA
Rádio Cova da Beira
Na Orca foi inaugurada a requalificada igreja matriz da aldeia. As obras iniciaram-se h√° dois anos e o que come√ßou por ser uma interven√ß√£o de emerg√™ncia, acabou por se traduzir na recupera√ß√£o total do templo, surpreendendo o pr√≥prio presidente da c√Ęmara do Fund√£o.
Por Paula Brito em 12 de Dec de 2017

“A igreja matriz da Orca estava em muito mau estado e a intervenção que aqui foi conseguida é completa. Inicialmente era uma intervenção de emergência, mas a verdade é que com o envolvimento de toda a comunidade e beneméritos conseguiram fazer uma intervenção total, quem já algum tempo não venha à igreja da Orca vai ficar surpreendido com a valorização que aqui foi feita.”

O autarca agradeceu o envolvimento da comunidade na obra, da responsabilidade da Comissão fabriqueira da igreja, que custou 84 mil euros. À excepção dos 5 mil euros da câmara do Fundão tudo foi financiado pela comunidade. A intervenção contemplou desde o chão até ao tecto.

“A primeira intervenção foi precisamente o tecto, tínhamos as tábuas do tecto a despregarem, daí partimos para o chão que tinha uma tijoleira degradada também a soltar-se e colocámos um chão de granito, depois reforçámos as paredes laterais da igreja com um lambril de granito, depois avançámos para o restauro total dos três altares e fizemos um douramento que eles não tinham, as imagens também foram todas restauradas”.

O som, a iluminação e a sacristia completam a obra que segundo o pároco da freguesia, Luís Nobre, precisa apenas de uma cereja em cima do bolo.

“Ainda temos uma cereja para colocar em cima do bolo, eu não quis aqui hoje abrir o jogo, mas ainda temos uma ideia para concluir esta obra que é a colocação de vitrais nas janelas, já andamos a trabalhar nesse sentido, porque permite que haja um isolamento térmico, e por outro lado aproveitamos as enormes janelas e enorme quantidade luz para aumentarmos a beleza desta igreja e transmitirmos uma mensagem.”

A igreja matriz da Orca foi inaugurada pelo bispo da diocese da Guarda, D. Manuel Rocha Felício.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados