RCB/TuneIn
Sábado, 16 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PENAMACOR VILA MADEIRO
Rádio Cova da Beira
Penamacor Vila Madeiro começa esta quinta-feira. Durante os próximos três fins de semana de Dezembro a vila abre portas de tasquinhas com artesanato e gastronomia típica da época. O mercado de natal, a animação de rua, concertos e presépios ao vivo completam a iniciativa que este ano tem como tema o Natal na floresta.
Por Paula Brito em 06 de Dec de 2017
 

 “Temos um conjunto de actividades este ano diversificadas envolvendo o nosso agrupamento de escolas, essa acção de sensibilização consiste na plantação de sobreiros, a nossa árvore autóctone que faz com que tenhamos a enorme tradição do madeiro, iremos ter um evento na floresta virado para as escolas e iremos ter a primeira corrida nocturna Penamacor Vila Madeiro umas horas antes de acendermos o maior madeiro de Portugal”.  

Segundo o presidente da câmara de Penamacor, António Beites, no próximo ano será formalizada a candidatura do madeiro de Penamacor a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

“Iremos no princípio do ano começar a trabalhar formalmente a candidatura das tradições em redor do madeiro porque entendemos que à volta do madeiro há muita parte cultural que pode ser trabalhada e trazer benefícios muito consideráveis na promoção e imagem do nosso concelho. O evento vai para a quarta edição e a partir daqui dar um salto muito significativo na aposta deste evento e transportá-lo para um patamar cultural mais elevado.”

Há dois anos que está a ser realizado um levantamento, na vila e freguesias das tradições de Natal em redor do madeiro, que servirá de base à candidatura.

“É um trabalho exaustivo quando estamos a falar de usos e costumes em redor do madeiro de freguesia para freguesia são muito diferenciados, é um trabalho não visível mas muito demorado”.

Penamacor Vila Madeiro abre portas esta quinta-feira, às 15h, mas o ponto alto deste primeiro fim de semana é na sexta-feira com a chegada do madeiro que será colocado no largo da igreja onde vai arder desde a noite de 23 de Dezembro até ao dia de reis. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados