RCB/TuneIn
Sábado, 16 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PROENÇA-A-NOVA: CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DISTRIBUI PINHEIROS PARA O NATAL
Rádio Cova da Beira
O Centro Ciência Viva da Floresta distribui gratuitamente pinheiros (pinus pinaster) para quem quiser fazer a sua árvore de natal natural, até 20 de Dezembro. Esta é uma iniciativa da Associação de Produtores Florestais do concelho com o apoio do CCV da Floresta. As árvores oferecidas resultam de desbastes efectuados pelas equipas de sapadores florestais “evitando o corte desnecessário de árvores”
Por Paulo Pinheiro em 06 de Dec de 2017

Este ano, o CCV da Floresta oferece também um pinheiro manso (Pinus pinea) para plantar "reforçando a importância da reflorestação e incentivando a população em geral a contribuir para a renovação do pinhal", referem os promotores. Os pinheiros podem ser levantados no CCV da Floresta, de terça a domingo, entre 09h30 e as 18h30.

Num despacho publicado em Diário da República, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural suspende o abate de pinheiros saudáveis até meados de Abril e o corte de madeira vai ser acelerado nas regiões mais atingidas pelos incêndios e onde há risco da doença do nemátodo da madeira do pinheiro.

 

 O objetivo é o de "não permitir o abate" de coníferas hospedeiras, sem sintomas de declínio, na zona tampão e nos locais de intervenção localizados nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados