RCB/TuneIn
Sábado, 16 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“DÁ-ME CÁ ESSE ADUFE”
Rádio Cova da Beira
As Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova acabam de lançar um novo CD com várias tradições musicais da vila como canções de trabalho, dos jogos de roda, religiosas e um breve romance. O CD, intitulado “Dá-me cá esse adufe”, tem 25 canções e foi apresentado no passado fim de semana no Forum Cultural de Idanha-a-Nova.
Por Paula Brito em 05 de Dec de 2017

 “Este é um acontecimento importante para a história do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova”, afirmou Maria Manuela Catana, presidente da direcção, acrescentando que o novo CD “pretende constituir-se como uma memória futura viva do património etnofolclórico da Vila de Idanha-a-Nova”.

O CD é o volume 42 da colectânea Folclore Português, que o produtor, Emiliano Toste, tem vindo a gravar com grupos tradicionais por todo o país.

"Ansiava há algum tempo gravar estas adufeiras, que não cantam apenas bem, cantam muito bem e com genuinidade".

Para Armindo Jacinto, presidente do município de Idanha a Nova tratou-se de um momento especial por cumprir o desígnio do município de “inventariar, preservar e divulgar a nossa riqueza patrimonial, para que a possamos valorizar e transmitir aos nossos filhos e netos".

Também Vítor Mascarenhas, presidente da União de freguesias de Idanha a Nova e Alcafozes,  manifestou o seu regozijo.

"As Adufeiras de Idanha-a-Nova são um dos grandes embaixadores das nossas terras. Os idanhenses têm orgulho na forma como estas mulheres vivem a herança milenar do toque do adufe, transmitindo-a às gerações vindouras para que jamais se perca esta tradição".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados