RCB/TuneIn
Segunda, 18 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
APPACDM INAUGURA JARDIM SENSORIAL
Rádio Cova da Beira
A APPACDM da Covilhã comemorou o 10.º aniversário e o dia internacional da pessoa com deficiência com a inauguração do jardim sensorial, que funciona no terraço e que vem dotar a instituição de uma nova ferramenta inclusiva, como referiu o presidente da direcção, António Marques.
Por Paula Brito em 04 de Dec de 2017
 

 “É mais uma ferramenta inclusiva de apoio técnico para desenvolvimento de actividades com os nossos utentes e também poderá ser usufruída pelos alunos com necessidades educativas especiais das escolas dos agrupamentos da Covilhã e Belmonte”.

O jardim sensorial resulta de uma candidatura apresentada ao Instituto de Reinserção Social que comparticipou a quase totalidade do projecto, no valor de 4 mil euros, já que as plantas e flores foram um donativo da empresa “Armazém do agricultor”.

Além do lar e Centro de Actividades Ocupacionais com lotação esgotada, a APPACDM da Covilhã tem ainda três utentes em residências assistidas. A próxima aposta da instituição é ser reconhecida como centro de recursos para a inclusão o que lhe permitirá um apoio mais efectivo às crianças com necessidades educativas especiais que frequentam os agrupamentos de escolas do concelho:

“Essa nossa candidatura ainda não foi aprovada esperamos que o venha a ser, e poderemos nessa altura dar esse apoio mais efectivo já que somos a única instituição nesta área tanto no concelho da Covilhã como em Belmonte. A candidatura vai permitir ter mais capacidade, mais técnicos para esse apoio nas escolas.”

Apesar de apoiar 12 jovens nas escolas, António Marques está convencido que as necessidades de apoio são muito maiores.

“A realidade é muito superior, não temos um levantamento exaustivo mas temos alguns indicadores, por exemplo, o nosso lar tem capacidade de 24 utentes está esgotado e temos lista de espera, o nosso Centro de Actividades Ocupacionais tem capacidade para 60 e está praticamente esgotado, mas sabemos que nas escolas estão muitos jovens que serão nossos futuros clientes e por aí podemos ver que a realidade em termos de deficiência cognitiva vai muito além da nossa capacidade”.

Além da inauguração do jardim sensorial, a APPACDM da Covilhã promoveu um dia aberto à comunidade com visitas guiadas à nova casa que abriu portas em Março de 2016.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados