RCB/TuneIn
Sábado, 16 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MILHARES DE “DEVOTOS” NA SANTA BEBIANA
Rádio Cova da Beira
Vieram aos milhares e invadiram a praça e ruas do Paul para participarem, durante três dias, nos festejos da Santa Bebiana. A imagem é descrita pelo presidente da direcção da Casa do Povo do Paúl que organiza há 13 anos esta festa para reviver a tradição dos pastores que por esta altura andavam de adega em adega a provar o vinho e a jeropiga.
Por Paula Brito em 04 de Dec de 2017
 

“Fiquei muito orgulhoso quando subi ao palco e vi a praça cheia de gente, as ruas paralelas também cheias de pessoas, estou muito contente, está a ser espectacular”.

Cristóvão Galvão satisfeito com a multidão de “devotos” da Santa Bebiana, com o rigor dos tasqueiros que participaram no evento e com o sucesso da iniciativa solidária que consistiu na venda de mil pulseiras da festa pelo preço de um euro para adquirir quatro capacetes para a secção do Paul do Bombeiros Voluntários da Covilhã. As pulseiras esgotaram ainda antes da festa começar.

Pedro Duarte foi pelo segundo ano o vencedor do concurso para encontrar a melhor jeropiga do certame. Aprendeu com o avô e é na família que vai continuar o segredo do néctar premiado pelo júri em dois anos consecutivos.

“É muito bom, o segredo não posso dizer, tenho que dar os parabéns ao meu avô, foi ele que nos ensinou a fazer e tenho que dar os parabéns também aos jurados que sabem apreciar a boa jeropiga do Paúl.”

O presidente da câmara da Covilhã, Vítor Pereira, foi um dos “devotos” da Santa Bebiana que este ano encontrou no tempo, na organização e no ambiente, as condições ideias para ser das melhores edições dos últimos anos.

“É das mais importantes dos últimos anos, desde 2013 que não se via aqui tanta gente, o frio é essencial, é uma festa que está cada vez mais enraizada nos hábitos dos paulenses e habitantes de todo o concelho, aliás há qui pessoas de todos os pontos do país, é uma festa que dinamiza a economia local e do ponto de vista turístico é uma atracção muito importante.”

Santa Bebiana, no Paúl, é já um cartaz turístico do concelho refere o autarca sobre o certame que este ano contou com mais de meia centena de tasquinhas e teve na procissão profana e sermão, no sábado à noite, o ponto alto da festa.

 

c/ JC 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados