RCB/TuneIn
Segunda, 18 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
COVILHÃ: BANDA ASSINALA 147 ANOS EM LISBOA
Rádio Cova da Beira
A Banda da Covilhã assinala esta sexta-feira, 1 de Dezembro, o 73º aniversário da reorganização e o 147º da fundação: Concertos, homenagens e entrada de novos músicos assinalam as comemorações que este ano decorrem entre Lisboa a Covilhã.
Por Paulo Pinheiro em 01 de Dec de 2017

Em dia de aniversário, a Banda da Covilhã participa no sexto desfile nacional de bandas filarmónicas. num total de 33, que decorre durante a tarde na Avenida da Liberdade, em Lisboa. A concentração é efectuada, pelas 14:30h, junto ao monumentos aos militares falecidos na Grande Guerra, ao cinema São Jorge, Pelas 15:00h, tem início o desfile. Pelas 16:30h, na praça dos Restauradores, o final do evento com a interpretação conjunta por 1900 músicos de três hinos: Hino da Maria da Fonte, da Restauração e o hino nacional. Este ano, é a segunda vez que a Banda da Covilhã se desloca à capital.

 

As comemorações do aniversário prosseguem este sábado, dia 2 de Dezembro, com um Concerto de Gala, pelas 21.30, na Igreja de S. Francisco, ao jardim público da Covilhã, e com entrada livre. 


Destaques para a apresentação oficial do novo maestro titular da Banda da Covilhã, Carlos Almeida, dirige ainda o concerto o maestro Simão Francisco, maestro convidado.

O evento conta a participação de vários solistas: Renato Folgado no piano, Susana Saraiva no violino, Carla Fernandes na voz – soprano, Juelma na voz - mezzosoprano e Óscar Lucas no Fliscorne.

 

Do programa fazem parte várias obras originais para orquestra de Sopros, como a Alpina Fanfare de Franco Cesarini, Hindenburg de Michael Geisler, bem como um conjunto de transcrições de obras clássicas de vários compositores, como por exemplo Beethoven, Mozart, Grieg, Ravel, Mussorgsky, Liszt, Tchaikovsky entre outros. No decorrer do concerto será entregue o diploma de sócia benemérita a Irene Domingues Lourenço Simão Ribeiro.

 

As comemorações terminam no domingo, dia 3 de Dezembro com uma eucaristia de acção de graças na Igreja de S. Francisco, pelas 10:00, animada pelo coro e ensamble de sopros da banda, seguindo-se a tradicional romagem ao cemitério, içar da bandeira pelas 12:00 na sede.

 

A anteceder o almoço momento de homenagem com a inauguração de fotos da história da banda, com destaque para o coro infantil e rancho folclórico que existiram na banda nos anos 80 do século passado. Segue-se o almoço de confraternização e o baptismo dos novos músicos que este ano serão 10.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados