RCB/TuneIn
Segunda, 18 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IGUALDADE DE GÉNERO: UBI ACOMPANHA TENDÊNCIA NACIONAL
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI) acompanha as tendências nacionais de alcançar um maior equilíbrio entre homens e mulher.É uma das conclusões do "Relatório de Igualdade de Género na UBI 2017”, elaborado no âmbito do UBIgual – Plano de Igualdade de Género na Universidade da Beira Interior, que é promovido pela universidade e coordenado pela Comissão de Igualdade de Género da instituição.
Por Paulo Pinheiro em 30 de Nov de 2017

“Em termos de estrutura organizacional da UBI verifica-se que a feminização do corpo docente continua a estabelecer-se e a dar os seus frutos, com uma composição departamental um pouco mais equilibrada em alguns departamentos que eram mais masculinos. Esta tendência também é visível no corpo discente com todos os ciclos a apresentar um crescimento das estudantes femininas”, pode ler-se nas conclusões do relatório.

O estudo, que teve como coordenadora científica a docente Catarina Sales Oliveira e a participação da investigadora Cláudia Morgado, refere que “o crescimento remuneratório das mulheres indica progressão na carreira e assunção de alguns cargos de direcção, o que se pode atribuir a tomadas de decisão institucional”, apesar de reconhecer que existe uma distribuição dos cargos de gestão fortemente masculinizados.

Outra das tendências apontadas pelo documento dá conta é “o aumento das habilitações da população trabalhadora, bem como o crescimento assinalável da população estudante”.

 

O documento pode ser consultado através da página online da Comissão de Igualdade de Género da Universidade da Beira Interior.

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados