RCB/TuneIn
Sábado, 16 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ANTOLOGIA DE POEMAS DE ALBANO MARTINS
Rádio Cova da Beira
A entrega dos prémios do terceiro concurso de poesia Albano Martins foi aproveitada para o lançamento da antologia de poemas do poeta natural da freguesia de Telhado. “Poemas escolhidos” reúne 99 poemas escolhidos pelo autor que não quis que fossem 100 porque também vê poesia nos números
Por Paula Brito em 29 de Nov de 2017

“Parece-me um número bonito 99. Se os invertermos dá 66. O número 100 seria mais redondo, mas não teria a elegância que tem 99. Nesta antologia há 99 poemas dos milhares que escrevi. É uma selecção de três poemas de cada um dos livros publicados até a esta data”, refere o poeta.

Albano Martins escolheu três poemas de cada livro que já publicou, desde o primeiro, quando tinha apenas 20 anos, até ao mais recente, designado “Pequeno dicionário privativo”. Uma das palavras desse dicionário é grilo que é o poema que termina a antologia e que foi lido pelo próprio.

Margarida Gil dos Reis apresentou a obra que é um olhar sobre os mais de 50 anos de vida literária do autor a quem a literatura portuguesa deve muito

“Deve-lhe muito desde a década de 50, o que é um feito notável. Um poeta que consegue ter uma obra tão consistente e tão notável durante tantas décadas, com uma produção tão vasta com o se pode ver nesta edição, será um dos poucos casos na nossa literatura. É uma obra avessa às facilidades e às modas, ou seja, foi uma obra que foi sempre fiel consigo própria”.  

“Poemas Escolhidos” foi editado pela A23 na sequência de uma antologia que se iniciou com uma colectânea de poemas de António Salvado.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados