RCB/TuneIn
Segunda, 18 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHCB LANÇA PROJECTO PIONEIRO DE CESSAÇÃO TABÁGICA
Rádio Cova da Beira
O projecto de “capacitação em controlo e prevenção do tabagismo” engloba também o centro hospitalar de Vila Nova de Gaia e a faculdade de ciências da saúde – UBI, sendo liderado pelo instituto catalão de oncologia e financiado pela “Global Bridges Health Care Alliance for Tobacco Dependence Treatment”, uma parceria entre a Mayo Clinic e a American Cancer Society.
Por Nuno Miguel em 24 de Nov de 2017
Em comunicado, o centro hospitalar da Cova da Beira refere que este projecto “prevê a implementação de um programa de formação para a abordagem clínica e aconselhamento do tabagismo, em formato e-learning, a cerca de 400 profissionais de saúde, com a finalidade de os capacitar para a intervenção clínica breve sistemática de cessação tabágica, segundo os moldes: aconselhamento, motivação e encaminhamento para consulta especializada. Para o efeito serão também disponibilizados, nas áreas de internamento, guias de intervenção clínica, a implementar junto à cabeceira dos doentes e brevemente, no recinto interno e externo do edifício estará patente uma campanha de sensibilização e informação visual, com recurso à utilização de diversos suportes gráficos por forma a demarcar o hospital, como uma instituição 100% livre de fumo de tabaco”.
Também com o objectivo de eliminar o risco de contaminação do ambiente interior do hospital “serão colocadas no piso junto às entradas do CHCB, barras de sinalização a limitar o espaço a partir do qual não será permitido fumar. As entradas do edifício interior serão monitorizadas por filtros medidores dos níveis de nicotina ambiental”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados