RCB/TuneIn
Segunda, 18 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SANTA BEBIANA NO PAUL DE 1 A 3 DEZEMBRO
Rádio Cova da Beira
Santa Bebiana regressa ao Paul nos primeiros dias de Dezembro. A festa pagã, organizada pela Casa do Povo já vai na 13.ª edição e tem vindo a ganhar adeptos de ano para ano.
Por Paula Brito em 23 de Nov de 2017
 

 “Está sempre a aumentar o número de visitas de ano para ano, está a ter uma projecção de todo o lado, vêm autocarros de Évora, de Lisboa, este ano vem mais um de Viana do Castelo.” Refere Cristóvão Galvão, o novo presidente da direcção da Casa do Povo do Paúl que organiza a festa de 1 a 3 de Dezembro.

O ponto alto é a procissão pagã na noite de sábado, que parte da casa do Povo, percorre as ruas da vila e termina na praça onde às 23h se realiza o sermão Bebiano com pregador de fora onde o humor e a sátira são os principais ingredientes.

“Este ano vamos encher a procissão de tochas, vai ser muito mais iluminada”. É uma das novidades da festa que este ano terá uma caneca alusiva à Santa Bebiana que pode ser personalizada, e trajes que vão aquecer os visitantes e dar um outro ambiente ao certame.

“Temos uma equipa muito boa a trabalhar na confecção do traje que é uma capa e um capuz com motivos alusivos aos adufes e que são vendidos a um preço simbólico de 5 euros, e por exemplo o grupo de Viana do Castelo já reservou o seu traje para participar na festa”.

A Santa Bebiana vai este ano ter um cariz solidário. A venda de pulseiras alusivas à festa por um euro vai servir para dotar a secção do Paul dos Bombeiros Voluntários da Covilhã de pelo menos quatro capacetes:

“Contactamos os bombeiros e colocamos a questão do que e que necessitavam e foram indicados capacetes para combate a fogos que custam 250 euros cada um, então decidimos avançar com a campanha para adquirirmos quatro capacetes.”

As tasquinhas típicas, os espectáculos de rua, as oficinas temáticas e as exposições completam a festa que termina no domingo com a prova para escolher a melhor jeropiga da edição deste ano da Santa Bebiana que acontece de 1 a 3 de Dezembro no Paul.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados