RCB/TuneIn
Sexta, 15 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
COVILHÃ RECEBEU FÓRUM DO DESENVOLVIMENTO
Rádio Cova da Beira
Criar uma mudança social e política que contribua para uma melhor gestão do território é o grande objectivo que a associação portuguesa para o desenvolvimento local quer alcançar nos próximos anos. A primeira edição do “Fórum do Desenvolvimento” decorreu na Covilhã, e veio dar continuidade às quatro edições do “Fórum do Interior” que a associação promoveu até agora.
Por Nuno Miguel em 21 de Nov de 2017

Outras da categoria:

Marco Domingues, presidente da direcção da “Animar” sustenta que a realização deste primeiro fórum já permitiu à associação retirar algumas conclusões e que agora vai ter sequência na acção que vai ser dinamizada “vamos avançar com a elaboração de um primeiro documento, que posteriormente ainda vai ser trabalhado, porque não queremos ficar por aqui. Vamos promover visitas aos territórios e continuar a acolher ideias porque esta é uma matéria que tem de ser trabalhada de forma constante. Este é um ponto de partida para uma estratégia política e de acção que nós pretendemos desenvolver e que estará aberta a todos os organismos que a quiserem integrar”.  
Uma das ideias que vai ser englobada na versão final do documento diz respeito à criação dos “Caminhos do Interior”, seguindo a mesma lógica que foi adoptada pelos “Caminhos de Santiago”: “serão caminhos que devem contribuir para quebrar barreiras e que valorizem a dinamização comunitária. O objectivo é que as pessoas que visitam estes territórios possam ali caminhar, assim como as pessoas que aqui vivem, sempre tendo como missão o reforço da educação comunitária e para a transformação social do interior”. 
A preservação dos recursos endógenos, dos saberes e das tradições locais das comunidades é outro dos caminhos que a associação aponta no sentido de revitalizar os territórios e contribuir para a criação de emprego a nível local. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados