RCB/TuneIn
Sexta, 15 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
REITOR? “INFELIZ” É O HEITOR!
Rádio Cova da Beira
É o título do comunicado da JSD distrital de Castelo Branco que congratula os deputados que defenderam a UBI e repudia as declarações do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que, recorde-se, classificou de “infelizes” as declarações do reitor da Universidade da Beira Interior sobre o subfinanciamento da UBI. Para a JSD distrital Manuel Heitor ultrapassou os limites do aceitável.
Por Paula Brito em 17 de Nov de 2017

A JSD Distrital Castelo Branco salienta o recente apelo público que fez à actuação suprapartidária para corrigir a contenda que gerou a não entrega do orçamento da UBI à Direcção Geral do Orçamento, e congratula os deputados Álvaro Batista e Ângela Guerra (PSD), João Marques (PS), Paula Santos (PCP) e Luís Monteiro (BE), por defenderem a correcção deste desequilíbrio, na audição parlamentar do ministro.

“Da esquerda à direita, é unânime a necessidade de um reforço orçamental da maior instituição de ensino superior do arco interior do país. Contrariamente, e com um forte sentimento de consternação e revolta, repudiamos veementemente as declarações do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.”

Ao apelidar as afirmações do reitor da UBI de “particularmente infelizes” e ao incentivar a instituição a recorrer ao mecanismo de interajuda, Manuel Heitor revela “falta de sentido de estado e incapacidade para governar de acordo com a realidade do país e de forma meritocrática, mesmo contra a opinião do seu próprio partido e dos grupos parlamentares que suportam o executivo a que pertence.”

Em comunicado, a JSD distrital diz que a UBI não precisa de discriminação positiva, “o que a UBI precisa é, sim, de uma correcção da discriminação negativa e da injustiça a que tem estado sujeita; de não receber 3.535€ por aluno, quando instituições com praticamente um terço dos seus estudantes recebem quase o dobro. A UBI, o Interior e o país precisam, urgentemente, de uma revisão da sua fórmula de financiamento.” Concluem.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados