RCB/TuneIn
Sábado, 16 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"ENTRELAÇOS 2017" APRESENTA "UXÍA" E "ORQFOLK"
Rádio Cova da Beira
No segundo dia do "Entrelaços 2017 – Festival Internacional de Música Tradicional/Folk de Castelo Branco" sobem ao palco do Cine Teatro Avenida,em Castelo Branco, dois projectos musicais: o grupo albicastrense "Orqfolk" e a Uxía, “a voz do Atlântico”.
Por Paulo Pinheiro em 17 de Nov de 2017

UXÍA, “a voz do Atlântico”, é considerada a grande dama da música galega e uma das suas maiores embaixadoras. Nos seus mais de 30 anos de carreira artística renovou a música tradicional galega ligando-a com as culturas atlânticas, misturando alalás (a forma de música tradicional galega mais antiga e característica) com morna, fado e ritmos brasileiros. Desde a sua estreia com Foliada de Março, em 1986, seu trabalho representa um ponto de encontro de diferentes culturas, uma forma de comunicação entre comunidades e povos, e criou seu repertório através das suas contínuas viagens e intercâmbios com músicos portugueses, africanos e brasileiros, como Dulce Pontes, Júlio Pereira, Rui Veloso, António Zambujo, Lenine ou Carlos do Carmo.

 

"ORQFOLK"

A OrqFolk, é uma orquestra criada no seio da Escola de Música da Orquestra Típica Albicastrense, a partir de 2 critérios: primeiro, por ser composta por instrumentos ligados à música FolK, nomeadamente Bandolins, Acordeões, Violinos, Flautas Transversais, Clarinete, Guitarras, Baixo e Percussão; segundo, pelo seu repertório, que inclui muúsicas ligadas ao folk. 

A partir das 21:30h, no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados